quarta-feira, 16 de junho de 2010

Desafio do livro - 6º dia: Livro que menos te fez ter atenção nele

Comprei este livro na igreja que congregava em São Paulo, muito antes de engravidar. Já havia ouvido falar muito bem dele e a livraria da IBAB (Igreja Batista de Agua Branca) estava com uma promoção. Não resisto à promoções, então...rs

Quando engravidei, comecei a ler e tentar memorizar as informações para tentar botar em prática assim que meu bebê nascesse. Me decepconei.
Não sei se era por causa do sono absurdo que senti na gravidez, mas não conseguia prestar muita atenção ao livro. Achei os textos extremamente redundantes, todo capitulo fala da mesma coisa, fazendo um comparativo de pais que seguem a "doutrina" do livro, com a de pais que nao seguem. E tem os benditos questionários no final de cada capítulo...quem aguenta? Neste ponto, concordo com minha amiga Nanci: Vc ta curtindo o livro ou ta fazendo prova, caramba? :)

A gota d'agua foi quando comecei a ler a respeito de "disciplinar o bebê para dormir a noite toda". Parece uma idéia boa, uma receita fantastica, ne?
Não rolou, achei cruel. A sugestão de deixar meu filho sozinho no berço, chorando, se esguelando até que ele "aprenda" a dormir sozinho me cortou o coração! Abandonei o livro, sem a menor culpa. Alias, não abandonei por completo. Fui lendo até o final, mas naquele esquema meio sem vontade, sabe? Perdi o encanto...

No final das contas, comecei a pesquisar a respeito e o site da Johnson&Johnson pareceu-me muito mais instrutivo.La encontrei os mesmos conselhos que ouvi da minha mãe pra "treinar" o Victor a dormir, que é basicamente manter uma rotina, estimulando os varios sentidos do bebe, para que ele identifique que esta na hora de dormir :

Banho morno(tato), mamadeira ou peito, depende da mãe (paladar), massagem com óleo (tato e olfato), musica de bebê ao fundo(audição), conversinha em tom baixo olhando nos olhinhos dele(audição e visão), umas gotinhas de colônia de bebe atras da orelhinha (olfato) e carinho.

No começo, ele mamava e colocava-o direto no berço, porque o pequeno se recusava a dormir no colo - independente, fazer o que?
Com o passar do tempo (e até agora) dou a mamadeira no colo e ele pega no sono em seguida. Dai o coloco no berço.

Assim, o Victor dorme a noite toda, desde os tres meses de vida. Benção de bebê! :) E adeus livro "boring" Nana Nenê! :)

Acho até que vou escrever um livrinho meu a respeito do tema...rs

Bjs,

4 comentários:

  1. é amiga!

    Tão ruim qdo acontece esse tipo de frustração com um livro, né?
    Tu ainda chegou no final...mas já aconteceu de eu desistir antes, foi assim com o "eu era uma ótima mãe até ter filhos".
    Beijos
    Pri e Bia:)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bia,
    Me chamou atenção a capa do livro na imagem do post. Isto porque li este livro na minha primeira gravidez e achei um absurdo... Nunca deixei meus bebês chorando...
    Você sabe que tem um movimento contra esta tese? (no site: alietamento.com em artigos) Não é à toa que o autor passa o livro todo "catequizando" os pais e justificando o método. Sou contra! A única coisa que presta são os estudos sobre a interligação da rotina de alimentação e sono... Deixar o bebezinho chorando "para aprender" é tortura!
    Abraços,
    Mariana

    ResponderExcluir
  3. Sempre que lia a repeito de como fazer o bebê dormir e me deparava esta "técnica" super mega blaster cruel, ficava indignada!!!

    ResponderExcluir
  4. nunca tivemos dificuldade pra fazer a alana dormir pq ela dorme mesmo em segundos, a não ser que esteja doente. mas eu já tinha ouvido falar da técnica de abandonar o nenê chorando. IMPOSSIVEL!!!! deixar o amor da sua vida aos prantos até cansar e dormir. Deus o livre, tem cada livro que pelamordeDeusnossosenhor!
    bjs

    ResponderExcluir