domingo, 13 de junho de 2010

Desafio 10 dias em 10 livros: 5º dia - Livro que mais te fez ter atenção nele

Mais um livro de Arquitetura, tava demorando começar a citá-los, ne? :)
Se bem que este é um livro bastante interessante, não somente para arquitetos. Já vi até algumas livrarias classificá-lo na sessão de Filosofia.


Eupalinos, ou O Arquiteto do grande poeta e pensador francês Paul Valéry (1871-1945) reflete sobre a criação artística num belo diálogo imaginário entre Sócrates e Fedro.

Como todo livro de filosofia exige uma certa vontade e paciência ao ler. Por isso digo que foi um dos livros que mais teve minha atenção.
Retrata o arquiteto com uma beleza sem igual, como um criador de idéias à serviço da vida humana.

"De todos os atos, o mais completo é o de construir. Uma obra exige amor, meditação, obediência ao teu mais belo pensamento, invenção de leis pela tua alma, e muitas outras coisas que ela extrai maravilhosamente de ti e que não suspeitavas possuir. Emana do mais íntimo de tua vida, sem contigo se confundir. Se dotada de pensamento, pressentiria tua existência, a qual jamais conseguiria provar ou conceber claramente..."


Além de bom livro, acho super charmoso o fato dele ser bilingue (Francês / Português). :)

Abraços,

4 comentários:

  1. Amiga,

    Eu sei exatamente o que acontece, pode acreditar. Pelas bandas de cá não é diferente. A gente muda tanto depois do parto, fica mesmo tão, tão enamorada pelo filho que as outras coisas acabam até meio que perdendo o sentido, né? Os maridos acham que a gente vai voltar a ser como era antes, mas a maternidade muda algo dentro de nós...A gente não deixa de amar o marido, ao contrário, ama talvez mais pq o homem se torna pai e fica encantador...enfim, é uma mistura de sentientos e pensamentos né? Esse assunto rende uma boa conversa Bia!
    Amiga, se tu quiser me mandar um e-mail pode escrever para bpsasantanna@gmail.com vou adorar responder.

    Beijão
    Pri e Bia:)

    Ps...não conhecia o livro, mas parece ser bem interessante!
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Tô doida pra começar a postar sobre os meus livros!!! Já tá td encaminhado...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Eu adoro arquitetura e decoração, costumo dizer que sou uma arquiteta frustrada :) Sempre compro revistas sobre o assunto, e adorei este livro! Sabe que eu escolhi o nome do Arthur pois me encantei com um livreto de poesias do Arthur Rimbaud que era justamente em francês e português... Claro que ajudou o fato de que JR já queria esse nome, quando ele me contou não pensei duas vezes :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo o trecho. Gosto muito de Filosofia, sou apaixonada.Já a arquitetura admiro demais, mas acho que não tenho muito o dom ou talvez coragem, risos. Adoro decoração. Aqui em casa nunca consultamos um arquiteto, embora eu queira muito! Mas como o orçamento não permite sempre visito os blogs com as dicas e assim vamos fazendo tudo do nosso jeitinho, mas arrumadinho. Beijos flor!

    ResponderExcluir