terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Amamentação: Minha Frustração!



O Victor toma mamadeira desde o primeiro mês de vida, por mais que me esforçasse o leite do peito não desceu o suficiente para alimentá-lo.

Então, depois de um tempo de tratamento e tentativas a pediatra recomendou que adicionassemos a fórmula (aqui nos US chamamos de fórmula o leite em pó preparado para os bebes, como o NAN do Brasil) para complementar a alimentação, pois ele começara a perder muito peso só com o leite do peito.

Após uma "quase" depressão pós parto, em função de não poder amamentar (minha cabeca, meu coração estavam preparadíssimos pra isso - Fiz cursos preparatórios, preparei meus seios durante a gravidez, bebi litros e litros de agua, comi tudo o que me ensinavam para ter leite - sinto que não comerei canjica pelos próximos 20 anos - comprei a máquina para tirar o leite e estimular a produção do mesmo...mas não foi suficiente: Por alguma razão não identificada, meu corpo decidiu que não colaboraria, não foi dessa vez...)chegamos a conclusão que eu precisava me conformar. Era fato: Não tinha o suficiente para continuar, meu bebê estava sendo prejudicado pela minha insistência, pedi forças a Deus e seguimos com a fórmula. 

Entao ele reaguiu super bem à formula: Recuperou o peso perdido em uma semana, dormia com muito mais tranquilidade e ficou muito menos frustrado no momento de ser alimentado.

Tudo correu bem, menos na minha cabeça de mãe, preocupadíssima, que queria amamentar de todo jeito, eu ainda não tinha desistido. Soube através de uma amiga que, no Brasil, algumas mulheres tomam um medicamento para estimular a descida do leite, embora o remédio seja indicado para depressão. Falei com o meu medico daqui, que não recomendou o remédio e ainda me deu uma bronca: O bebe receberia a medicacao através do leite, caso o leite viesse, o que não é adequado. Conversamos muito e muitas lágrimas depois ele me convenceu de que o melhor para o meu filho era a amamentação pela mamadeira mesmo, afinal ele estava super saudavel, feliz.

Na verdade o problema não estava no Victor, estava na minha cabeça, com uma culpa horrivel, como se eu estivesse feito alguma coisa errada, como se não fosse mãe suficiente pra ele. 

Doutor Spina confortou meu coração dizendo que a relação da mãe com o bebê durante a amamentação do peito não garante um elo pra toda vida: Que somente faz parte do processo de dedicação e amor que damos ao filho, e que eu poderia fazer o mesmo com a mamadeira. Tornar o momento da amamentação em algo tao rico e especial pra meu filho e eu, da mesma maneira que eu havia idealizado na amamentação no peito.

E que o mais importante eu ja tinha dado a ele: A vida! Além da tentativa incansável de tentar fazer sempre o melhor, mesmo quando é impossivel e isso nem sempre depende da nossa vontade.

Minha mãe me disse algo que marcou muito tambem: "Filha, bem vinda ao Mundo das Mães: As frustrações vêm junto com a maternidade, nem sempre conseguimos fazer aos nossos filhos tudo o que pretendemos, o que sonhamos. Trate de se acostumar com isso e aprender a superar as dificuldades com humor e boa vontade! E depois, se voce tentou de tudo e não deu certo...é porque nao tinha de acontecer. Sua experiencia será outra. Quem sabe contar sua historia para outras maes que tambem não puderam amamentar no peito, que sofreram o preconceito de terem "falhado", e dizer que ainda assim foi muito bem sucedida?"

É nisso que penso agora, três meses depois. Aliás, só agora consegui postar alguma coisa a respeito.Se tiver um outro filho, tentarei amamentar no peito novamente. Mas muito mais tranquila, certa de que Deus nos capacita para tudo, de maneiras diferentes.

"O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."  (1 Coríntios 13:4:7)

Um grande abraco,

A mãe do Victor

12 comentários:

  1. Perfeccionista como sempre, fazendo de tudo pra ser a melhor em tudo que faz.
    Fico muito feliz em saber que você superou essa "frustração" que prefiro chamar de "experiência", ficamos (eu e a Ju) muito preocupados depois daquela conversa que tivemos contigo no final do ano, mas sei que vc é uma neguinha forte demais pra se deixar abater por isso...

    parabéns super mamãe do Victor,

    Amamos vcs!!!

    Digo, Jú & Cia Ltda.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia, que post lindo!
    Obrigada por compartilhar de sentimentos tão delicados. Só pela sua preocupação já se percebe que é uma ótima mãe!
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Pos lindo amiga... pelo jeito minhas amiguinhas mamis estão passando por uma fase de reflexão quanto a não termos super poderes como gostaríamos de ter para cuidar do bem mais precioso que temos... Adorei a frase de sua mãe: Filha, bem vinda ao Mundo das Mães: As frustrações vêm junto com a maternidade, nem sempre conseguimos fazer aos nossos filhos tudo o que pretendemos, o que sonhamos. Trate de se acostumar com isso e aprender a superar as dificuldades com humor e boa vontade!

    Ela disse tudo... basta agora colocarmos em pratica né?? Super beijo pra ti e pro pequenino

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, minha amiga, o ato de "amamentar" se tornou ínfimo perto de tudo que você já fez e faz pelo seu filho! Tenho certeza que Deus sabe de todas as coisas e, se permitiu isso, é Sua vontade. Aproveite cada dia mais desse presente lindo que Deus já te deu e confie que o mais Ele o fará.

    Amo vocês! Muita saudades...

    ResponderExcluir
  5. Amiga....

    Todas essas experiências são tão importantes que sejam compartilhadas, pois sei que um dia que tiver meu filhote, saberei encarar as dificuldades com mais serenidade, pois me lembrarei das suas experiências...As vezes pensamos que as coisas só acontecem com a gente, mas taí a prova que acontece de tudo com todo mundo!!!
    Você continua sendo a guerreira e admirável batalhadora de sempre!
    Digo sempre ao meu marido, o quanto te admiro e te respeito pela pessoa simples, linda e maravilhosa que vc é!
    Tenho certeza que o Vitinho sentirá muito orgulho de você!!!!
    Parabéns por mais essa lição de vida que você superou e agora compartilha conosco...obrigada!

    Te amo sempre e pra todo o sempre

    Rosana

    ResponderExcluir
  6. Bia!

    Só quem é mãe mesmo consegue entender bem esse teu post.

    Sei que não adianta dizer para não ficares frustada pois uma amamentação de sucesso era uma perspectiva tua, mas amiga fizeste tudo, tentaste de todas as formas.

    E o Victor está super bem, veja só!

    A gente cria expectativa, seu sei..e quando não dá certo sofre, mas acho que agora o importante é seguires. És uma mãezona, maravilhosa e linda e teu bebê é uma jóia que está super bem, é muito amado e bem tratado. Cheio de saúde.

    Beijão para vocês!
    Pri e Bia

    ResponderExcluir
  7. Ooooh Bia,conversamos tanto sobre isso!!!

    Eu imagino que não foi fácil mas sabemos como vc é uma super mãe, o resultado está ai, o Victor lindão,crescendo forte e saudável... ai ai essas bochechas dele é muito gostosa, como ele todo.
    Estou aqui, vc sabe! se precisar aparece.
    bjs linda!
    Jackie

    ResponderExcluir
  8. É isso aí minha 1ª)Princesa de Ébano:(coisas de Tiõzão),Quem diria que um dia Vc se tornaria Rainha!(pelo menos já é, p/ esse bebê lindão).Então minha linda,não se desespere...Vou passar p/ Vc uns dizeres(ou melhor uma Pérola)que tem me acompanhado nos meus momentos mais difíceis,E que foi deixado por alguém que nos deu sabedoria para enfrentar as adversidades..."TENHA FÉ FILHO,QUE TUDO SE RESOLVE,AO SEU TEMPO"(VÓ IAIÁ) Bjs no seu Coração!

    ResponderExcluir
  9. Posso imaginar a sua frustração. A pediatra do Gabriel uma vez insinuou q ele poderia largar o peito (longa história...) e eu me debulhei em lágrimas. Que bom que vc está superando. Vc fez de tudo. isso vale muito, né? Muito sábia a sua mãe. Uma dica q eu vi sei lá aonde para os pais mas que serve nesses casos tb é quando estiver dando mamadeira para o bebê, tentar aproximá-lo do seu rosto, tentar deixá-lo na mesma posição da amamentação no peito, de modo q a troca de olhares, o toque e o carinho da alimentação na mamadeira sejam o mesmo que do aleitamento.

    ResponderExcluir
  10. Neguinha...
    Eu sei bem o sofrimento que foi, a frustracao, a bendita da maquininha, mas no fim deu tudo certo. O Victor ta super saudavel e feliz. E adora o colo da mae do mesmo jeito. Agora e' se preparar pra quando esse menino comecar a comer, so' quero ver. Beijo!

    ResponderExcluir
  11. tenho uma amiga que continuou oferecendo peito até q um dia a guria quis, e já tinha idade pra dizer que queria!! mamou até os dois anos. nao quero alimentar sua frustração mas quem sabe? ela nunca tomou nada nem estimulou com maquina, só continuou oferecendo. como vc já está lidando bem com a negativa o máximo que pode acontecer é continuar tudo igual. entendo sua frustração, alana tb nao mamou no peito. mas tudo passa e as alegrias nao vao diminuir, só aumentar. bjs

    ResponderExcluir
  12. Seu post me confortou....sofri do mesmo

    ResponderExcluir