quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

E o Natal salvou a fonoaudióloga

 
Olha a cara de preocupação do guri: Sem pressa...rs

E eis que a fono chegou hoje, toda animada pra terapia do Victão e depois de 5 minutinhos perguntando como foi nossa viagem ao Brasil, agradecer pelo pequeno souvinier do Rio de Janeiro que lhe trouxemos e dizer da tal correria do Natal e coisa e tal, e então me soltou essa:

 "Nossa, estou desapontada...Achei que o Victor chegaria todo falante do Brasil. Ele continua sem falar muito, então? É isso?"

Oi?
Tive vontade de falar pra ela: "I'm so sorry, but...dá pra sair, entrar de novo e recomeçarmos a sessão?"

Como assim "está decepcionada"? Como assim "achou que ele voltaria todo falante"?

Bom, se ela estivesse mesmo tão animada, não perderia tempo em me jogar este baldão de agua gelada, com uma ligeira cobertura de neve (que aliás não deu ainda as caras por aqui este ano). E se ele tivesse voltado mesmo "tão falante" quanto ela esperava, me diga uma coisa: Ela não estaria aqui pra contar história, né não? Pra quê raios ela viria aqui? Pra conversar com o falante, botar o papo em dia?


Ai, sei la...acho que peguei pesado, mas olha...fiquei "P da minha vidinha". Não curti. Mas vou "sharear" minha indignação.


E a minha raiva foi não ter dito isso tudo pra ela, assim na lata também. A única coisa que saiu, depois do sapo entalado na garganta (o bicho agarrou que quase não descia!), só consegui responder, com uma expressão que nem sei explicar qual é: 
-"Yep!"


Eu sei, ele já fez dois aninhos e está atrasado no quesito fala. Eu sei muito bem, tanto que conversamos com a pediatra e insisti para que o colocássemos no programa com a fonoaudióloga. Sei também que o profissional tem por obrigação e dever dar o diagnóstico e dizer o que pensa a respeito da evolução do tratamento.

Mas convenhamos...é de matar uma mãe do coração, pô! Ja não basta a preocupação e o empenho (e os milhoes de links que procuro- e leio - na net a respeito de atraso na fala, criancas bilingues, etc e tal...) estimulando, ensinando, pentelhando, enchendo o saquinho dele de tanto repetir e repetir e repetir e repetir as palavras?

Além do mais estamos só na quarta visita dela aqui em casa e devemos levar em consideração que ficamos quase dois meses fora e sem a terapia. E que ele vem demonstrando mais interesse, está nitidamente interagindo mais conosco, etc., etc...


Sei la, azedei... Não sou daquelas mães que não gostam de ouvir a respeito das "deficiencias ou defeitos dos filhos". Tá, sou sim. E qual mãe não é?

Mas ele só tem dois aninhos, já estamos com auxilio da fono, o que mais posso fazer? Afogar o guri no tanque, forçar a barra e dizer: "Vai meu filho, trata de falar porque o negócio ta pegando pra vc aqui, viu?!


Ai, ai...sei la...que o Espirito de Natal refrigere a minha alma e me dê um pouco mais de tranquilidade. To irritada, por hora só mesmo um chocolatinho!


Me contem as experiencias de voces nesse tópico tão relevante no desenvolvimento de uma criança, please? To "precisada"...
Algum filhote de vcs demorou a falar? Vcs surtaram? Help!

Bjs,


7 comentários:

  1. Oiê!!Alooouuu amiga...sossega aí chuchuu!!
    Se te serve de consolo..rs* eu quase surtei porque o Matheus chegou aos 2 anos e nada de falar...já tava que nem louca varrida,atrás de fono para ele.Até que...quando eu aliviei nesse quesito"fala pelo amor de Deus meu filho",não é que o menino começou a falar do nada?
    Amiga,acho que vc já deve ter ouvido isso,mas vale repetir:
    -Cada criança tem o seu tempo!
    Vale lembrar também,que as crianças do sexo masculino=meninos,nossos guris,aprendem as coisas mais devagar e também se desenvolvem mais lentamente.
    Sabe aquela fase de sair da fralda,largar a mamadeira e tal?O pequeno aqui sempre passou por elas bemmmmm depois.
    O chato é sabe o que?A pressão que os outros colocam na gente mãe.Daí a gente surta e quer logo que o nosso filho acabe sendo"normal"ou igual os outros da sua idade.
    Beaaaaa!!
    RELAX!Toma uma chocolatinho...curte um filminho bem legal com o seu pequeno...e deixa ele!
    Quando vc desencanar geral disso ele vai falar pelos cotovelos...vai por mim!
    Eu queria tanto que o Matheus falasse que hoje ele é um tagarela...kkkkkkkk..daí eu falo assim:
    -Meu filho!Calmaaaaa..fica quietinho um pouquinho!kkkkkkkkkkk...tá vendo aí?!
    Depois vou voltar aqui e tu vai soltar um post do Victor falando pelos cotovelos!hahaha...
    Enquanto a fono...manda ela se catar!Ou ela ainda não sabe que cada criança é diferente da outra?!Hum?!
    Um super beijo para vcs!!
    P.S:Adorei a roupinha de Natal do blog! :D

    ResponderExcluir
  2. Amiga não se preocupe com isso,cada criança tem seu tempo, lembro que Miguel ainda não falava com dois anos,só depois dos dois que começou a desenvolver a fala e hoje com três anos parece um papagaio.rs Agora essa fono é louca né? como ela fala uma coisa dessas, aff...acho que vc teve muita paciencia com ela viu.rs

    Bjoka

    Carla e Miguel

    ResponderExcluir
  3. Oi Bia, olha foi sacanagem ela falar assim... O meu pequeno fala muito desde cedo, tá com dois e sempre falou. Mas o priminho dele que hoje tem 6 anos não falava nada até ter 2 anos e 3 meses. Falava uma palavrinha ou outra e pronto, nada mais, fechava a boca! Minha cunhada começou a se preocupar e a gente sempre tentou lembrar ela que cada um tem seu ritmo, e ele ia começar de uma hora pra outra. batata! Lembro até hoje do processo dele: um dia começou a falar mais que o normal as poucas palavras. Na semana seguinte falava centenas de palavras a mais e na terceira estava fazendo pequenas frases! Como se ele soubesse falar, mas estava guardando! Incrível! Ficamos todos surpresos e claro, felizes com a novidade.
    Se seu pequeno já tá tendo acompanhamento de fono, tem estímulo da mamãe, em breve, quando ele achar que deve, ele solta a língua! E poxa, tem o fator bilíngue né? Vamos dar um descontinho pra cabecinha do príncipe né?? Daqui a pouco vc está aqui falando sobre as gracinhas que ele anda falando em inglês e português!! Um beijão!

    ResponderExcluir
  4. Essa da fono foi de matar uma mãe de raiva! Fala sério, né?
    Também acho que o Victor está armazenando um monte de palavrinhas e quando desembestar a falar vai surpreender. Acho que é questão de tempo mesmo.
    Descansa seu coração amiga, logo, logo ele estará falando pelos cotovelos.
    Beijão.
    Ah, estou saindo de férias e não sei se terei tempo pra voltar por aqui e por isso vou aproveitar e desejar pra vocês Boas Festas e que vcs tenham ótimas surpresas no ano que se aproxima.
    Deus abençoe vocês!!!

    ResponderExcluir
  5. Amiga,
    Saudades muitas de ti e do Victão!
    O Vi tá lindo, amiga, que sorriso mais gostoso, radiante e cheio de dentinhos!!!

    Eu estou na casa dos meus pais em SC, e só tenho acesso à net quando venho no cyber. Agora está tudo bem, graças ao Senhor. Tenho fé que 2012 começaremos um ano novo cheio de vigor e boas novas.. E em breve retomarei meu cantinho virtual e o contato com as amigas tão queridas, como tu és amiga.

    Bom que coisa mais feia fez essa fono né? Falta total de profissionalismo! Me abana! Bia, sei que não adianta dizer para ti não se preocupar, pq a gente é mãe e se preocupa sim. Já vi casos de crianças que demoraram bastante para falar, e depois descarrilharam...Meu irmão por exemplo, não sei se já comentei contigo, mas minha mãe diz que ele demorou bastante, foi falar mesmo tinha mais de dois anos e meio.
    Tenho certeza do teu afinco com o Ví e tenho certeza que ele entende tudo o que tu diz. Olha a carinha de felicidade dele!
    Confia amiga, acalma teu coração e continuna interagindo com ele. Você é a principal e melhor fono que o Ví poderia ter.

    Beijos com carinho
    Pri e Bia

    ResponderExcluir
  6. vc foi totalmente certa e esta fazendo o que pode detectou o atraso e procurou ajuda, agora é só esperar e quando menos esperar vai acordar com um barullho mamãe acorda quero brincar...comer pão...coca-cola bláblá e muito mais tenho certeza

    ResponderExcluir
  7. Não sou mãe e por este motivo você pode pensar: tá e vc entende de que?
    Penso que hoje os medicos exageram o tempo todo pra tudo, criam mil tabelas e cronogramas que os bebes TEM de seguir senão estão atrasados. Antigamente as coisas não eram assim, nossas mães e avós tinham os bebes e eles se desenvolviam e pronto. Se o pediatra falou que ele não tem nenhum problema "fisico" em relação a fala, tadinho do guri, ta só fazendo as coisas no tempinho dele. Eu demorei horrores (segundo minha mãe) e o pediatra disse pra não força, que eu estava me desenvolvendo no meu tempo... 29 anos depois e minha mãe diz que depois que comecei a falar nunca mais parei. E não comecei com mama, papa... foram ja palavras inteiras porque o tempo que eu estava supostamente "atrasada" eu estava fazendo as combinações mentais das palavras. Hoje estudo linguistica e o desenvolvimento da fala, e estudos mostram sim, que cada criança fala no seu tempo!
    Vai ver só, uma hora ele vai disparar a falar e ai mãe, aguenta rsrs.

    ResponderExcluir