sexta-feira, 1 de abril de 2011

Caretinhas faz, mas não fala...


O danado entende tudo o que a gente diz, mas não quer saber de falar. Ando aflita com isso. Os amigos da idade dele já falam várias palavrinhas e o Victor nada...Tento de todas as maneiras, mostro livros, figuras, tenho lido muito a respeito, falo com ele o dia todo...mas ele se recusa a repetir. Sei que cada criança tem seu tempo, mas acho que é natural de mãe este tipo de agonia. Ele fez 16 meses e tá numa fase muito gostosa, divertidíssimo.

Mas não vejo a hora dele resolver soltar umas palavrinhas...

Em compensação tá o "próprio moleque". Minha mãe fazendo gracinhas na webcam, mostrou-lhe a língua. Agora é só chegar perto dele e dizer: Victor, como faz a Vovó Augusta? E a resposta é esse linguão enorme de fora! É dá risada...uma piada!



Se puderem, conte-me as experiências com o aprendizado da fala dos seus pequenos...quem sabe a mamãe aqui volta a dormir mais tranquila? :)

Bjs,

10 comentários:

  1. Oi, Bia.
    Acho que você poderia ir em uma fono para tirar suas dúvidas. Mas vejo que cada criança tem sua hora mesmo. A minha falou muito cedo, mas meu sobrinho falava só uma ou outra palavrinha antes dos dois anos. Soltou tudo de uma vez só depois do segundo aniversário. Acho que ele tinha tudo na cabeça, só faltava soltar. rs.
    Alguns demoram a falar e depois não páram mais e outros vão ter personalidade mais calada mesmo, por isso a demora.
    Estimule ele a te pedir as coisas, como água, por exemplo, quando estiver com sede, ao invés de apenas apontar. Lembro que meu primo demorou muito a falar, levaram em vários especialistas e descobriram que ele não tinha nada, era apenas acomodado.
    Tire suas dúvidas com o médico e fique tranquila, todos tem sua hora para tudo. Quando você menos esperar ele vai falar várias palavras de uma vez.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bia, bom dia!
    Este é um assunto que tem me preocupado também. O Davi não sai do mãmã, papai, papa, aga (água) au-au e bo (de acabou)e quando quer alguma coisa ele aponta e diz "nhen" e mesmo eu pedido para ele repetir a palavra ele não fala. E pra aumentar mais ainda minha preocupação, os coleguinhas da escola da mesma idade já tem um vocabulário bem maior.
    Na verdade não te aliviei em nada, né? Estamos na mesma situação...rsrsrs
    Voltarei mais tarde para ler a opinião de suas leitoras.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Querida, acabei de deixar um comentário lá no FB. Eu sei que a gente encana, mesmo pq vemos outros bebês da mesma idade já falando, mas pra mim é uma questão de tempo mesmo o Vi sair falando tudo. Ele já entende tudo,brinca, interaje, enfim, ele já entende o que vcs estão falando. Ele é muito esperto, ágil, viu como ele andou rápido? Acho que o segredo é contiuares nessa interação com ele, incentivando e logo ele vai sair speakando! hehehehe! Ah amiga, lembra do post sobre o Inglês que tu irias escrever? Será que o fato de o Vi estar em contato com duas Línguas não influencia na fala também! Escreve sobre isso quando tu puderes!
    Beijos
    Pri&Bia

    ResponderExcluir
  4. Oi! Sou a Evelin (www.oquintaldosmeninos.blogspot.com) e além de mãe, sou fono (trabalho com desenvolvimento de linguagem).
    As crianças tem mesmo tempos diferentes umas das outras e, os meninos, na maior parte, demoram um pouquinho mais do que as meninas pra começar a falar...
    Como mãe super entendo sua preocupação, e como fono acho q sempre vale a pena procurar um especialista pra avaliar, mesmo que seja pra dizer q está tudo bem, orientar algumas coisas e te tranquilizar rsrs
    Se vc quiser, posso te mandar um artigo que tem alguns padrões de desenvolviemnto de fala e algumas orientaçoes bem bacanas, feito pra pais mesmo. Acho que isso pode te tranquilizar.
    Se quiser manda um mail: evelinschmid@hotmail.com
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Bia! Ele é novinho...meninos sempre demoram mais pra falar, e depois viram uns papagaios! Não posso te tranquilizar pela minha experiencia, pq esperávamos atrasos na fala de Alana. E eu relaxei tanto que qdo vi ela falava pelos cotovelos. Talvez na época eu tenha ficado estressada, mas francamente nao me lembro. O que eu ouço das mães que querem estimular o filho a falar é deixá-lo falar o que quer, por exemplo, se ele pedir agua ou finge de surda ou faz que nao entendeu, perguntando sobre outras coisas, tipo joao sem braço sabe,mesmo que ele aponte, até ele falar qq coisa. Sempre funciona pq eles falam algo, mas nem sempre é o que a gente queria ouvir. Eu nao conseguia pq a alana pedia algo, só apontava e eu saía correndo pra pegar. Até hoje é assim. Não sei se nao é melhor esperar, mas acho que fono é meio exagerado agora, mas se for tge tranquilizar vai fundo. Elas tem ótimas dicas.Curta o bebê pq daqui a pouco vira um moço e pede a chave do carro (ahhhhhh!!!!). Vc é uma super mãe, nao se preocupa que o Vitão tá só curtindo! Ele sabe que a vida é boa e só se diverte. Fiquem com Deus e bjs.

    ResponderExcluir
  6. Aff miga... Léo até hoje fala nadaaaa quase (estou ensaiando um post sobre isso a tempos) Levei na pedi,falei com fono... e todos dizem ser normal... ele tem o vocabulário extenso pois entende tudo, mas a verbalização depende dele e do tempo dele... Affff... isso me tira o sono as vezes...

    Rsrs...

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. O xará aqui foi mais ou menos assim. Para vc ter uma idéia com um ano e 4 meses que falou mamã e continuava chamando o papai de Teté. Ate que com um ano e 6 meses "abriu o falador" de tal modo que com 1 ano e nove meses ja formava pequenas frases e com 2 anos ja falava "pelos cotovelos" Cada criança tem sem tempo, mas sei bem o que é essa "angustia". Eu sempre repetia as coisas, por exemplo se ele apontava para pedir água eu dizia " vc quer água?" aqui a sua água". Tanto que quando começou a falar ele dizia frases como "vc quer água" quando ELe queria água :)
    ah! tem alguns estudos que mostram que crianças que têm contato com 2 linguas "demora" um pouco mais para falar!!

    bj

    ResponderExcluir
  8. o meu bebe tb nao fala quase nada ate fico preocupada mais acho que e normal ele tem 15 meses ele intende tudo mais fala que e bom nada vamos espera se logo logo fale bastante rsrs

    ResponderExcluir
  9. Maria Alice tá com quase 20 meses e só fala, com convicção: mamá, papá, vovó e água. Nada demais, também já escrevi sobre isso no blog dela (http://vergueirinho.blogspot.com/2011/03/mamaaaa.html), mas nem encanamos muito.

    É como você disse, igual o seu caso, ela não fala muito, mas mostra ser profundamente esperta em um monte de outras coisas. Vai cada um no seu ritmo mesmo! Boa sorte, bjs!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Bia!!!

    O Flavio é igualzinho.... ele já está com 1 ano e 8 meses e tb não fala quase nada...
    A pediatra falou que é normal... é como vc disse... cada um tem o seu tempo...

    Ele só fala: tchau, papa, mama, alô, tó, dá, olha... e mais algumas coisinhas...

    Fica tranquila!!!

    Bjs, Pri
    http://maesemfrescura.blogspot.com

    ResponderExcluir