terça-feira, 1 de março de 2011

Dorme, meu anjinho...


Ha três noites meu menino voltou a dormir no seu bercinho.
Depois da nossa mudança de apartamento, Victor acabou dormindo na minha cama por quase um mês, por várias circunstâncias (a adaptação à casa nova, ao quarto só dele, à nova rotina, a remontagem do berço pós mudança, etc...)

Já estava pensando em fazer isso mas a gota d'água para a retomada foi a consulta com a pediatra, na semana passada. Fiquei muito aflita com a orientação da médica que disse para que o colocássemos no berço ainda acordado e deixasse que ele dormisse sozinho. E pra não fraquejar, pra deixá-lo chorar até cansar e dormir. Não consegui. Pra falar bem a verdade, nem tentei.
Pedi opniões para as amigas que já passaram por isso e também pras mamães aqui da blogosfera.

Decidi seguir meu coração e fiz o que achei mais adequado e menos traumático: Mantivemos a rotina de mamadeira para dormir, seguida de escovação dos dentinhos, banho, massagem com óleo e colinho de mãe pra pegar no sono. Quando ele dorme, coloco-o no berço com um cachorrinho de tecido macio do lado, pra ele sentir a presença de algo pertinho dele (o cachorrinho fica no colo conosco enquanto ele pega no sono, assim ele fica aquecido e de certa forma, "pega o nosso cheirinho", que o acompanha a noite toda).

E não é que deu certo, minha gente? O guri dormiu a noite todinha no berço, só acordou choramingando lá pelas 6:30 da manhã. Excelente progresso!

Já a mãe tonta aqui passou as duas últimas noites praticamente acordada. Aflita, preocupada dele acordar tenso, assustado, perdido no seu próprio quarto. Liguei a babá eletrônica, mas só fui mesmo pra cama lá pelas 2:30 da madruga...

Aliás, falando em madrugada cá estou eu novamente. Mas já me preparo pra dormir, pois meu anjinho está bem acomodado no seu bercinho, sonhando. Marido está feliz com nossa conquista suave e tranquila. E está requerendo minha presença imediata à cama: "Vem mãezona boba, vem dormir porque o pequeno só acorda amanhã cedo..."

Valeu a pena seguir minha intuição e acreditar que um pouco de tempo, cuidado e carinho podem solucionar situações que, à primeira vista, parecem tão complicadas.

Bons sonhos a todos,

"A força da maternidade é maior que as leis da natureza."
(Barbara Kingsolver)

5 comentários:

  1. Bia, sou como vc: totalmente contra essa história de deixar chorar, que loucura isso, não? Vc fez muito bem, e o resultado é seu príncipe descansando em paz. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga, dei muita risada aqui! Pq se o Sérgio ler esse post vai querer imitar o Edu!! heehehehehhehe!! E o Edu é que tá certo mesmo. E a gente que é bobona demais (mas a gente sabe, não conseguimos ser diferentes, né?).

    Amiga, que bom que a técnica deu certo! Uma ótima essa do bichinho de pelúcia, pegar teu cheirinho e tudo mais!

    Tu é nota 1000 amiga.

    E que venham as noites de sono tranquilas.

    E a médica (louca total) será que deixaria o bebê dela chorando???

    Beijos
    Pri

    ResponderExcluir
  3. Nunca achei certo esse negocio de deixar a criança chorando e dormir de exaustão. Aqui choro é colo, na hora, huahuahuahua. Fez certo, agiu conforme vc achava melhor e vc conhece seu bebê melhor que qq médico. q boom que tudo deu certo. Alana agora inventou de ir pra nossa cama de madrugada, estamos deixando, mas temos que começar a levar de volta, mas sem choro. bjs

    ResponderExcluir
  4. Pois é esta história de deixar choramingando é coisa de Supernany que não é a mãe das crianças e consegue virar as costas sem problema nenhum. Tem que perguntar para o pediatra se ele usou desta técnica com os filhos dele... heheheh
    Com carinho e atenção tudo dá certo. Parabéns pelo sucesso nas mudanças e adaptações.
    bjocas
    Dani

    ResponderExcluir
  5. Bia..
    Eu não consigo ouvir nem um chorinho do Gui que o meu coração doí, então eu faço qualquer coisa para ele não chorar.
    Deve ser por isso que ele é mega manhoso comigo rs, mais não posso fazer nada sou mãe babona mesmo.
    Saudades
    Bjs
    Èrica Mamãe do Gui :)

    ResponderExcluir