sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Desafios de ser mãe


Meu filhote está doentinho. Pegou um resfriado e com mais dentinhos nascendo, o pequeno teve febre e algumas crises de vômito.
Ontem fomos à pediatra para a consulta de 15 meses e sai de lá um pouco chateada. Graças a Deus o Victor é uma criança saudável, dificilmente fica doente, exceto estas febres da dentição.
Mas a médica me orientou sobre o peso dele, que precisa subir na balança. Victor nunca foi gordo. É bochechudinho, mas nunca foi um bebezão rechonchudo. Cresceu bastante, já está com 81 cm porém está pesando 10 quilos, com 1 ano e 3 meses.

Ele até que se alimenta bem, mas ultimamente tá difícil fazê-lo comer bastante. Com todos estes dentinhos nascendo de uma vez (ele está com 12 dentes e já está saindo mais um...) ele sofre e se recusa a comer. Tenho dado muitas vitaminas de fruta com Neston, aveia, ate acrescento alguns legumes tipo beterraba, cenoura, brocolis e espinafre. Tudo isso na tentativa de fazê-lo adquirir todos os nutrientes que precisa.

Mas ontem a médica disse pra tirarmos a mamadeira. Que ele já está na idade de tomar leite no Sippy Cup. E pra reduzir a quantidade, assim ele ficará com mais fome e buscará a comida sólida.
Ok, concordo com a idéia de diminuir a quantidade de comida líquida, mas tirar a mamadeira? Já? O pior é que, durante o dia, já havia tentado substituir a mamadeira pelo sippy cup, mas ele não gostou nada da idéia. Falei pra médica que ele não bebe tudo, que fica brincando com o copinho e ela disse que é pra eu tirar a mamadeira assim mesmo.

Outra coisa que está me deixando super grilada é o fato dele ter estar dormindo na minha cama.
Desde que mudamos de apartamento, a um mês atrás o Victor não quis mais dormir no seu berço. Na verdade, nos primeiros dias da mudança o berço dele não foi montado e o colocamos na cama conosco até que as coisas ficassem no lugar. E depois, agora ele tem o quarto dele separado e quando tentei colocá-lo lá no berço ele estranhou muito e não dormiu, só chorou.

Ha algumas semanas tenho o colocado no berço durante as sonecas da tarde, pra ele ir se habituando. Mas a noite...ele não tem ficado de jeito nenhum e estou adiando mais este stress, porque ele ficou bem irritado e nervoso na época da mudança mas agora já tá ficando melhor, acho que está mais habituado, sentindo-se em casa, sabe?

Quando falei isso pra médica, ela disse que dormir concosco é inadimissível e que jamais deveríamos ter feito isso (eu sei, eu sei...). Que era pra eu colocá-lo de volta no berço de uma vez, sem dar tempo pra ele se adaptar. Disse pra eu deixá-lo chorar por até 15 minutos, entrar no quarto, consolá-lo sem tirar do berço e deixá-lo chorar de novo até que ele se canse e aprenda a dormir sozinho. Este não é o tal método do livro "Nana Nenê", que sempre abominei? Acho traumático e cruel, mas ela disse que é eficaz e que preciso ser forte.

Pra completar, ela também nos orientou a falar mais com o Victor, pois ele precisa aprender mais algumas palavras além de mamãe, papai, tchau...Disse que já era pra ele estar dizendo umas 6 ou 8 palavras nesta idade.

Eu falo o DIA TODO com este guri, ele entende tudo o que dizemos mas não fala muitas palavras ainda. Fala muito, mas naquela língua de bebê, que ninguém entende...

Preciso dizer que estou passada? Não sei o que fazer e começo a criar coisas na minha cabeça, como me questionar se tenho sido uma boa mãe...

E com a questão do peso, um antigo fantasma volta a assolar meus pensamentos: Será que ele é assim miudinho porque não o amamentei com leite do peito? Ou será que este fantasma da amamentacao ainda não foi resolvido na minha cabeça? (sobre a amamentacao, aqui está o post que eu conto tudo a respeito).

Gostaria de ouvir um pouco da experiência de cada uma de vcs, amigas. Quem sabe meu coração encontra as respostas que preciso, porque por enquanto estou bem confusa, pra não dizer triste.

Um abraço,

A mãe do Victor

9 comentários:

  1. Oi Bia.
    Imagino seu coraçãozinho como está...
    Mãe já tem esta tendência de se culpar e se cobrar por tudo. É fogo!
    Olha Bia, quem sou eu para discordar com as orientações da sua médica, mas faça aquilo que está no seu coração. Me lembro que a médica do Davi também me orientou a deixá-lo chorando no berço quando acordava de madrugada. Eu até tentei, mas não consegui. Pra mim era menos doloroso levantar, acalentá-lo e dar o peito a ouvi-lo se esguelando. Hoje em dia tem sido raro ele acordar para mamar de madrugada.
    Tente colocá-lo no berço quando já estiver naquele soninho mais pesado quem sabe ele nem acorde e aos poucos vai se adaptando.
    Fica tranquila querida, não tem nada de errado com seu filhote e nem na forma que está conduzindo as coisas. Vc verá que quando passar esta fase chata dos dentinhos ele voltará a se alimentar normalmente e logo também o vocabulário dele aumentará.
    Não se cobre tanto. Tenho certeza que vc é uma excelente mãe e tem feito o melhor para seu filhote.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Bia, quando tirei a mamadeira de Caio, ele simplesmente parou de tomar leite. Não aceitava copinhos de jeito nenhum. Me arrependi tanto, tanto que vc nem imagina! De repente vc espera mais um pouquinho até ele ganhar mais peso...
    Sobre a caminha dele, concordo que ele tem que dormir no bercinho o mais rápido possível. Acredita que tenho problemas com Caio até hoje por conta disso? Ele acorda à noite com medo de dormir sozinho... aff
    Agora, Bia, essa médica é meio exagerada. Sobre quantidade de palavras, cada criança tem seu ritmo. É doideira ficar contando número de palavras por idade. Acho que essa médica tava num mal dia. rs
    Siga seu coraçãozinho de mãe, Bia!

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, não sei se posso te ajudar muito, pois Rafinha não me deu trabalho com cólica, com desmame, com o fim da chupeta, com o desfralde, com a entrada na escla, com a alimentação...kkkk....meu filo existe....mas cada caso é um caso...sei que temos vários desafios de mãe e vc vai saber como resolver os seus. Rafinha dorme as vezes na minha cama e meu marido não gosta, é culpa minha eu sei.Mas calma amiga, é tudo novo pra vc e pra ele...vamos dar tempo ao tempo...bjs

    ResponderExcluir
  4. Credo achei muito exagero da parte dela.
    Mas vamos lá Ubiratan comia de tudo e mamou na mamadeira até 4 anos, eu deixava isso acalmava o menino só, acho que não precisa tirar a mamadeira só diminuir um pouco.
    Ubiratan andou com 10 meses mas só foi falar bem com 3 anos e até hoje enrosca em algumas palavras.
    Ele dormia no colchão ao lado da minha cama, não gostava e hoje não gosto, mas de vez em quando eu deixo, Lívia esta com 7 meses e só quer dormir comigo, eu deixo e quando ela pega no sono a coloco no berço de volta.
    Acho que cada criança tem seu tempo fique em paz tudo se resolve.
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Olá, Bia.
    Quanto ao peso acho que não deve se preocupar... é só uma fase. O Flavio tb já passou por isso e hoje como igual a um leão... Mas, qdo volta os dentes começa tudo de novo.

    E de dormir na cama com você... eu tb estou vivendo isso... o Flavio sempre dormiu no berço dele, mas de uns meses pra cá... tudo mudou... ele quer dormir com a gente, mas logo q adormece já coloco na cama dele. Vou tentar acabar com isso em poucos meses... srsrsrs

    Bjs, Pri
    http://maesemfrescura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amiga,
    Só agora parei para ler tudo o que tu escreveu e que raiva que me deu dessa médica,arghhh, pq a gente tem que ouvir cada coisa né?

    Bem, a Bia continua grudada na mamadeira, a pediatra também falou pra gente reduzir, mas ela vai fazer três anos...tirar não vou não.

    Tirar a mamadeira do Ví? Tadinho!!! Não dá pra fazer isso não, né?

    Quanto ao peso também acho que não deves encucar não, né? Ele se alimenta e com certeza tá adquirindo as vitaminas e proteínas necessárias.

    Aqui a questão da dra falar é pra peder peso, então de um jeito ou de outro sempre falam né. Se tá magro é muito magro, se é tá gordinho é pq pode virar obeso...enfim...

    Deixar chorando sou contra MESMO. Onde já se viu? A cça se sente abandonada, não entende que logo a mãe vai aparecer. Acho isso muito duro, Bia.

    Sobre dormir na cama amiga, é a única ressalva. Bia não dorme até hoje se eu não deitar do lado dela, ou na cama com ela, ou no num colchão que deixo embaixo da cama dela, pra puxar nas situações. O fato é que até hoje a gente dorme junto...desde os cinco meses é assim...e tá duro pra mudar.
    Mas se o Ví dormia no berço até agora, é bom tu ires tentando colocar ele de volta, pq eles gostam mesmo é de estar na nossa cama, com nosso cheirinho (e fala sério, é bom né?)...mas não dá pra negar que o marido fica afetado com isso. hehehhehe

    Beijão amiga.
    Segue tua intuição.
    Achei a médica meio dura demais!
    Bjssss
    Pri e Bia
    Ps. Recebi teu email sim, Adorei tudo.
    Vou te responder!

    ResponderExcluir
  7. Bia, o Gabriel já tinha dois anos quando eu resolvi mudar de pediatra. A pediatra dele era irritante, mas aguentei até que eu encontrasse outro profissional que fosse competente e, por que não, simpático! Não estou dizendo para você mudar de pediatra, mas será que ela não está interferindo em assuntos que não lhe dizem respeito? Pede uma segunda opinião! Há profissionais e PROFISSIONAIS por aí! Eu participei de uma comunidade no Orkut que me ajudou a abrir os olhos para uma realidade de profissionais que não estão tão presos aos "charts". Dê uma olhadinha aqui: http://www.pediatriaradical.com/

    ResponderExcluir
  8. Ah! Dia desses eu assisti um vídeo da Madeleine Albright. Ela dizia que "Guilty is a woman's middle name". Kkkkk! :)

    ResponderExcluir
  9. Bia,
    eu sou péssima pra dar conselhos, pq se minha intuição diz pra não fazer, eu não faço. Se Arthur quer dormir comigo, eu deixo. Quando ele dorme, coloco-o na cama dele de volta, quando ele acorda ou vou pra lá ou o trago para minha cama. Vou tentando adaptar o "politicamente correto" com as nossas necessidades e rotinas. Não é pq uma médica mandou tirar a mamadeira naquele exato momento que eu vou tirar. Sou do tipo que acha impossivel o filho chegar aos 17 anos tomando mamadeira. Então, tudo ao seu tempo, amiga...
    Bjos,
    Xêros no eu totoso dodóizinho... Peninha demais!
    Deus é fiel! Ele vai melhorar.

    ResponderExcluir