sábado, 27 de fevereiro de 2010

Põe roupa, tira roupa...



Hoje foi um dia longo. Tínhamos várias coisas planejadas para o sábado, mas acordamos com chuva e um pouco de neve, o que já não estimula muito nenhum tipo de atividade.

Após o café da manhã, deixei o Victor com o Edu e fui ao mercado, não dava mais pra adiar. O Edu tem feito isso pra mim, mas às vezes preciso eu mesma sair às compras de alguns ítens. Ainda deu tempo de dar uma passadinha rápida na loja para comprar um cereal pro baby. Sim, resolvi acrescentar um pouquinho de cereal orgânico na mamadeira dele da noite, o menino acorda gritando de fome, acho que já ta na hora, embora a médica tenha orientado fazer isso aos 4 meses. Mas falta pouco, ele ta com quase 3 meses e meio, então... rs

Liguei e o Edu disse que estavam bem, mas que ele continuava chatinho. E ficou chatíssimo o resto do dia. Tadinho do meu menino! Morro de dó de vê-lo com dorzinha.

Ele bota a mão todinha na boca, coça demais e ta babando horrores. Acho que não vai ter jeito, ele deve ter dentinhos em breve.

TÍnhamos um aniversario de um amigo, dei banhinho nele na maior esperança de que assim, mais relaxadinho, ele conseguisse comer um pouco (apesar da fome de leão, ele rejeitou a mamadeira quase o dia todo...fiquei o tempo todo oferecendo e ele mordia o bico, mas não mamava quase nada...). Comeu e resolvemos aplicar um pouquinho da pomadinha para adormecer a gengiva. Funcionou bem, ele ficou todo animadão e tirou um cochilo. Aproveitei pra me arrumar e assim que ele acordou, botei uma roupinha nova, todo lindo. Calça jeans, body branco, casaco vermelho. Lindo. Liguei animada pros amigos pra avisar que ele tinha melhorado e que tínhamos resolvido ir a festa.

Bons 15 minutos...
Foi o tempo que ele ficou calmo, e quando estávamos todos arrumados (Edu, Victor e eu- que tinha ate conseguido me maquiar, ja que ele tava dormindo!), começou um berreiro sem tamanho, choro de dor, de agonia. E mãozinha na boca.

Não deu outra. Olhamos pra cara um do outro, desci o ziper da bota e voltei pro quarto. Tirei a roupinha toda dele, botei pijaminha e dei um colinho.
Dormiu. Acalmou. Ligamos novamente e dizemos aos amigos: Pode parecer brincadeira, é a terceira vez que ligamos. A primeira: Não vamos, o Victor não ta legal. A segunda: Beleza, ele ta melhor! Já estamos indo pro carro. A terceira, definitiva: Desculpa, queridos...não vai rolar mesmo...ele não tá com humor pra festa hoje. Quem tem filho, sabe como são estas coisas. Agora é assim, ele determina tudo na nossa vida.

Fui no banheiro lavar o rosto, tirar a maquiagem. Olhei no espelho e me espantei: Não havia cara de frustração, tristeza ou desapontamento. Era só a cara de uma mãe.

Beijos a todos,

Ps.: Não deu nem tempo de tirar uma fotinho com ele todo pronto, lindão. Resolvi mostrar assim mesmo pra voces, prometo que tirarei outra foto com o melhor recheio que existe: Meu pequeno Victor, com um super sorrisão! :0) 

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

O choro do meu Menino Sorriso



Meu coração de mãe ficou apertadinho o dia todo: Meu menininho sorridente como ele só passou o dia todo chatinho, bravo, choramingando...

Os sintomas: Mãozinhas na boca desesperadamente, muita baba, muita irritação.

Diagnóstico de quem me ouviu: Só podem ser os dentes!

Pensei: Ai, não...isso não é justo! Logo agora que o pequeno ta melhorando das dorzinhas de barriga e a cólica deu uma trégua? Tadinho do meu baby, tres meses de vidas, não é cedo demais pra nascer dentinhos?

As amigas me disseram que alguns bebês têm mesmo os dentinhos bem cedo, por volta dos 4 ou 5 meses. E disseram tambem que todo este incômodo pode ser da dentição, porém o danado do dentinho mesmo só virá sair daqui a alguns meses.

Fiquei mais apavorada: Se sair logo, parece ser um alivio, não? Mas, e se demorar muito tempo, ele vai ficar assim agoniado até lá?

Como é dificil ser mãe de primeira viagem nestes momentos... :0

O que tenho feito para tentar acalmá-lo:

Comprei aqueles brinquedinhos específicos para dente e to seguindo a dica de colocá-los na geladeira pra resfriar, assim ajuda a "adormecer" e acalmar a gengiva dele;

Ofereço a chupeta que tem o "furo no meio"* , ja que o material dela é mais firme que as comuns e fico segurando pra ele enquanto o pobrezinho se acaba de coçar e babar;

Com as mãos bem limpinhas, deixo ele coçar com as costas do meu polegar, e ele aperta mesmo, viu? Que força!

O papai já comprou o gelzinho pra aliviar a gengiva, mas ainda não usei. Tava esperando ver se é do dente mesmo a irritação.

Meninas, conte-me suas experiências, please?

Beijinhos banguelas, por enquanto...rs

*A chupeta que tem o "furo no meio": Não sei se existe no Brasil, mas aqui é bem comum, inclusive a primeira ganhamos na maternidade. O material é mais firme que as chupetas que conhecemos, mas bem macio. O furo no meio é interessante: O bebê acaba encontrando o buraco e colocando os dedinhos pra segura-la na boca, o que é dificil fazer logo nos primeiros meses de vida com a chupeta comum. Mas não gosto muito dela não...acho esteticamente feia, grandona...rs Coisa de mãe arquiteta, que analisa tudo, inclusive o design dos produtos do baby...rs 

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Amamentação: Minha Frustração!



O Victor toma mamadeira desde o primeiro mês de vida, por mais que me esforçasse o leite do peito não desceu o suficiente para alimentá-lo.

Então, depois de um tempo de tratamento e tentativas a pediatra recomendou que adicionassemos a fórmula (aqui nos US chamamos de fórmula o leite em pó preparado para os bebes, como o NAN do Brasil) para complementar a alimentação, pois ele começara a perder muito peso só com o leite do peito.

Após uma "quase" depressão pós parto, em função de não poder amamentar (minha cabeca, meu coração estavam preparadíssimos pra isso - Fiz cursos preparatórios, preparei meus seios durante a gravidez, bebi litros e litros de agua, comi tudo o que me ensinavam para ter leite - sinto que não comerei canjica pelos próximos 20 anos - comprei a máquina para tirar o leite e estimular a produção do mesmo...mas não foi suficiente: Por alguma razão não identificada, meu corpo decidiu que não colaboraria, não foi dessa vez...)chegamos a conclusão que eu precisava me conformar. Era fato: Não tinha o suficiente para continuar, meu bebê estava sendo prejudicado pela minha insistência, pedi forças a Deus e seguimos com a fórmula. 

Entao ele reaguiu super bem à formula: Recuperou o peso perdido em uma semana, dormia com muito mais tranquilidade e ficou muito menos frustrado no momento de ser alimentado.

Tudo correu bem, menos na minha cabeça de mãe, preocupadíssima, que queria amamentar de todo jeito, eu ainda não tinha desistido. Soube através de uma amiga que, no Brasil, algumas mulheres tomam um medicamento para estimular a descida do leite, embora o remédio seja indicado para depressão. Falei com o meu medico daqui, que não recomendou o remédio e ainda me deu uma bronca: O bebe receberia a medicacao através do leite, caso o leite viesse, o que não é adequado. Conversamos muito e muitas lágrimas depois ele me convenceu de que o melhor para o meu filho era a amamentação pela mamadeira mesmo, afinal ele estava super saudavel, feliz.

Na verdade o problema não estava no Victor, estava na minha cabeça, com uma culpa horrivel, como se eu estivesse feito alguma coisa errada, como se não fosse mãe suficiente pra ele. 

Doutor Spina confortou meu coração dizendo que a relação da mãe com o bebê durante a amamentação do peito não garante um elo pra toda vida: Que somente faz parte do processo de dedicação e amor que damos ao filho, e que eu poderia fazer o mesmo com a mamadeira. Tornar o momento da amamentação em algo tao rico e especial pra meu filho e eu, da mesma maneira que eu havia idealizado na amamentação no peito.

E que o mais importante eu ja tinha dado a ele: A vida! Além da tentativa incansável de tentar fazer sempre o melhor, mesmo quando é impossivel e isso nem sempre depende da nossa vontade.

Minha mãe me disse algo que marcou muito tambem: "Filha, bem vinda ao Mundo das Mães: As frustrações vêm junto com a maternidade, nem sempre conseguimos fazer aos nossos filhos tudo o que pretendemos, o que sonhamos. Trate de se acostumar com isso e aprender a superar as dificuldades com humor e boa vontade! E depois, se voce tentou de tudo e não deu certo...é porque nao tinha de acontecer. Sua experiencia será outra. Quem sabe contar sua historia para outras maes que tambem não puderam amamentar no peito, que sofreram o preconceito de terem "falhado", e dizer que ainda assim foi muito bem sucedida?"

É nisso que penso agora, três meses depois. Aliás, só agora consegui postar alguma coisa a respeito.Se tiver um outro filho, tentarei amamentar no peito novamente. Mas muito mais tranquila, certa de que Deus nos capacita para tudo, de maneiras diferentes.

"O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."  (1 Coríntios 13:4:7)

Um grande abraco,

A mãe do Victor

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

De Newborn a Infant...

"Mesversarios: 1 mes de vida!"


"Mesversarios: 2 meses de vida!"



"Mesversarios: 3 meses de vida!"


Agora é fato: Meu bebê ja "subiu de categoria". Segundo a wikipedia, o Victor que acaba de completar 3 meses de vida, deixou de ser Newborn (que significa recém-nascido) para Infant.
Aqui nos US existem varias classificações, de acordo com a idade da criança e adulto:

Newborn: Até 3 meses


Infant: De 3 meses a 1 ano

Toddler: De 1 a 3 anos


Child: De 3 a 12 anos


Teen: De 12 a 19 anos


Adult: De 20 a 55 anos


Senior: De 55 a 80 anos


Golden Oldie: A partir de 80 anos.
 
Interessante, mas o que me impressiona mesmo é como o tempo voa...
 
Meu bebezinho ta cada dia maior, crescendo rápido, ficando cada vez mais pesadinho, aprendendo tanta coisa e nos fascinando com sua alegria e inteligência.
 
Esta semana minha rotina acrescentou uma nova atividade: Reorganizar as roupinhas do meu lindo, separar aquelas que ja não servem mais.
 
É muito bom vê-lo crescer assim saudavel, abencoado...mas já começo a ficar com saudades, sabe?
 
Engracado, ne? Ja sinto falta dele bem pequetitinho, do chorinho desesperado de fome, do corpo molinho, perdido dentro das roupinhas grandes.
 
Agora ta ai com quase 6 quilos, não quer mais saber de ficar deitadinho no colo, pois aprendeu a segurar o proprio pescoço e quer desfrutar deste aprendizado pra espiar o mundo de uma forma bem mais independente.
 
Ja assiste TV, chora de maneira diferente (de um jeito quando ta com fome, de outro quando quer dormir, de outro fazendo manha...), sorri pras coisas que gosta, faz biquinho pra aquelas que não curte muito...rs
 
Comemoramos com ele, mês a mês. Acho importante. Compramos velinhas, colocamos num bolinho e cantamos parabéns pelo seu mesversário.
E oramos juntos, pedindo a Deus para continuar cuidando do nosso pequeno.
 
Por isso, so temos a agradecer. Obrigada, Senhor! :)
 
O mais legal mesmo é comparar as fotinhos...tão pouco tempo, tanta diferença!
 
E nós, cada dia mais babando na cria! Bom demais ter um filhotinho, não é mesmo? :)
 
Parabéns, filho! Te amamos muito!
 
Beijinhos,
 
 

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Muito amor no ar: Happy Valentine's Day!

Comemorando Valentine's Day!


De onde vem o Valentine's Day?

O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.

Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte.

Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão.

Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.


Considerado mártir pela Igreja Católica, na data de sua morte - 14 de fevereiro ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados, no sec XVII.

A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valentine's Day.
 
E claro, saimos muito para comemorar: Começamos na sexta-feira e estamos comemorando um pouquinho por dia, ate hoje...rs
 
Ganhei mimos do meu maridão lindo, meu eterno namorado e saimos para jantar nossa comida preferida, japonesa: Comemorar com sushi é tudo de bom! :)
 
E o nosso presentinho, nosso baby Victor nos acompanhou este ano, o que tornou nossa comemoracao ainda mais gostosa!
 
Momentos inesquecíveis, guardados no coração!
 
Bjs romanticos,

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Moms and Babies Club

Mamãe e filhinho, com cara de bravo! :)

Ontem eu e o Victor nos aventuramos numa nova experiência: Participamos do Clube de Mamaes e Bebes aqui da nossa cidade.

A aventura mesmo comecou antes do encontro, após arrumar o lindão e tomar coragem pra sair de casa com a temperatura abaixo de zero, deixamos o papai no trabalho e fomos para o local da reunião. Foi a primeira vez que dirigi sozinha com o Victor sentadinho no banco de tras, na cadeirinha.

Mesmo munida de todos os apetrechos que voces possam imaginar (mobile de brinquedinhos para distraí-lo, espelho infantil para que pudesse observá-lo pelo retrovisor, tela de proteção contra o sol- apesar da temperatura baixa o dia tava ensolarado) senti um frio na barriga de saber que eu tava carregando sozinha o meu maior tesouro, que responsabilidade! :)

Cheguei meio trêmula, liguei pro maridao pra dizer que foi tudo bem no caminho e que ele nem chorou, dormiu o percurso todo.
Por fim, logo de cara ja conhecemos uma mamae e sua bebê, da mesma idade do Victor, que agora está com 12 semanas.

No decorrer do encontro, conhecemos várias mamães e seus bebês e percebi que é muito facil falarmos de nossas experiências, pelo simples fato de todas nós entenderemos muito bem do assunto, afinal estamos vivendo intensamente esta experiencia de sermos maes.

Achei esta troca riquíssima: Tiramos dúvidas sobre alimentacao dos bebes, conversamos sobre colicas, noites mal/bem dormidas, melhor marca de roupinhas, pediatras, procedimentos, como emagrecer depois do parto, exercício eficaz, enfim..o amplo universo da maternidade!

E ainda combinamos as próximas atividades que incluem passeios em parques, bibliotecas, zoologico, e um cafezinho com bolo e bebezinhos na casa uma das outras.

Sai de la bem empolgada e o Victor bem cansado...rs
Ele ficou super animado de ver as outras crianças, principalmente as maiores que ele brincando e correndo de uma lado pro outro.

Valeu a pena, o sorriso dele foi o que mais me encantou, afinal ele só tem 2 meses e meio, mas ja mostra que puxou pra mamãe: Adora fazer amizades, ter gente por perto...rs

Amanhãq temos outro encontro, mais reservado, na casa de uma das organizadoras, uma espécie de cha de boas vindas! Muito gostoso conhecer gente nova, adoro! :)

Vou contando as novidades no decorrer dos dias...

Beijos,

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Ha exatos 9 anos atras...

Tímidos, na primeira fotos juntos


Ha exatos 9 anos atras, encontrei o amor da minha vida.

Entrei na internet, porque não tinha mais nada pra fazer, ja que ia sair com meu irmão e ele resolveu me dar o bolo (pois havia reencontrado uma "amiga antiga" e resolveu leva-la no programa que fariamos juntos, afinal eu precisava me distrair um pouco...). Ha alguns meses atras eu havia terminado um namoro longo, de 10 anos e tava meio isolada, sem amigos. Mas acabei aquela noite na internet, numa sala de bate papo, só pra distrair. Graças a Deus!

Depois de um tempo tentando encontrar alguem pra bater um papo decente, comecei a conversar com um rapaz que ja havia trabalhado na mesma empresa que eu estava trabalhando no momento. Falavamos de Arquitetura e, apesar de não estar assim tão interessante pelo menos o papo tava fluindo bem tranquilo.

Ate que ele resolveu se intrometer:
Apelido: Edu, puro e simples. Me disse: "Oi Lua (meu apelido no dia, coisa mais pateta, eu sei...), conversa comigo!"

Achei tao atrevido da parte dele, pô...eu ja tava conversando com alguem, de onde saiu este chato querendo atrapalhar. Disse que não, que tava ocupada com outra pessoa e ele insistiu: "Voce é arquiteta? Que legal! Sabia que quase larguei meu curso na faculdade pra fazer Arquitetura?"

Eu pensei: "E...dai? Que cara mais entrão!"

E como insistiu mesmo, o outro rapaz me liberou pra conversar com ele e desligou. Fiquei azeda. Respondi: "Ta vendo o que voce fez? Tava conversando e voce atrapalhou, se meteu no meio, agora fiquei falando sozinha..."
E ele: "Entao...fala comigo!" :)

E falamos...embora minha resistencia pelo nome Eduardo e pelo fato dele ser engenheiro quase fracassar a conversa.

Falamos por várias horas. Muitas horas. Umas 5 ou 6, nem lembro mais.
Desligamos, apaixonados. Achei que ele fosse "virtual", mas dormi feliz aquele dia, tao feliz, querendo acreditar que ele pudesse ser de verdade, embora achasse que nunca mais o "veria".

Dia seguinte, abri meu email e minha caixa estava lotada: Muitos cartões virtuais, com flores. Ele sempre me deu flores, desde o começo. Um sonho.

Continuamos nos falando diariamente, muitas horas por dia, por noite. Em menos de um mês depois nos encontramos pessoalmente. Dois meses depois de nos encontrarmos, demos entrada no nosso apartamento. Três meses depois de nos vermos pela primeira vez estávamos noivos.

Hoje, nove anos depois estamos casados, há quase sete...e continuamos muito, muito felizes!

Edu, voce é a razão da minha alegria, ser sua esposa é uma honra, uma felicidade, uma delicia!
Te amo e a cada dia vivo mais apaixonada por voce, apesar do dia a dia.

Amo o presente que voce me deu, o maior deles, que nao há dinheiro que compre: Nosso filho Victor, nossa vitória, metade de nós!

Parabens pra nos, meu amor! Amo voce demais e agradeço a Deus por sua vida!

Sua Lua, sempre!

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Estes inverno judia do meu bebê!

Baby Victor e o Inverno americano


Pleno inverno por aqui. No Brasil, minha mae diz que ta morrendo de calor e agoniada com tanta chuva. Por aqui, a temperatura continua estavel, geralmente abaixo de zero.

Apesar de não ser grande fã do frio, ja me acostumei com ele ao longo destes três anos morando nos USA. Acho ate que, no final das contas, acabo passando mais frio no Brasil do que aqui. Gracas aos sistemas de aquecimento, todos os lugares ficam quentinhos (exceto, claro, ao ar livre) e dentro de casa vivemos super bem de camiseta e bermuda, mesmo com a temperatura negativa la fora. E a neve, super bonita e fofinha, uma graça. Mas dá um trabalho...neve é bom mesmo pra turista, que não precisa sair de casa cedinho pra limpar o carro antes de ir trabalhar...rs

Mas tem uma coisa que realmente me irrita esta época: A água do banho! Explico: Para que a agua não congele nas tubulações, algumas substancias são adicionadas a ela, o que nos impede de beber e cozinhar com a agua das torneiras. Tudo bem, sempre usamos agua mineral, sem problemas.
O duro é que a água do banho causa uma irritação tremenda na minha pele e me obriga a me bezuntar de oleo após cada banho.

Por precaução, resolvi fazer o mesmo com o Victor, entao sigo o ritual:
Lavo primeiro a cabecinha e o rostinho dele, depois todo o corpo e por fim, depois de seco meleco ele inteirinho de oleo Johnson.
Porém, nao passo oleo no rostinho e, claro cabelinho dele: Uso a loção de bebês, em creme.

Adivinhem: A pele do rosto ficou irritada e  apareceram varias bolinhas vermelhas. O Victor comecou a ficar nervoso, passando desesperadamente as maozinhas no rosto e cabelo, entao resolvemos ir à pediatra. Após examiná-lo, ela nos tranquilizou: Nao parece alergia. A irritação provavelmente é da agua mesmo.
Nos orientou a usar vaselina no rostinho dele apos o banho ao inves da loção em creme como eu estava fazendo. E passar oleo na cabecinha toda antes do shampoo, pra hidratar o couro cabeludo e evitar o ressecamento.

Hoje ele amanheceu bem melhor, graças a Deus. A irritação diminuiu, as bolinhas quase desapareceram. E ele está bem mais tranquilo, sorridente como sempre.

Mamãe e papai muito mais aliviados também, nossa como a gente sofre de ve-los assim com qualquer probleminha, ne? Afe...rs

Hoje quando saiu do banho, após uma boa camada de vaselina sorriu largamente pro papai, brilhando enquanto a mamãe descrevia: "Olha meu rostinho, pai...to parecendo uma forma de bolo bem untada!" :)

Vaselina para ressecamento de pele de bebê..funciona muito bem e eu não sabia! Ah, e é seguro para os olhinhos e boca tambem. Mas tem que ser pura, sem perfume, ok?

Bjs a todos,

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Bebê dorme, mamãe não consegue

"Dorme filhinho do coração..."

Nao sei o que está acontecendo ultimamente.
O Victor entrou numa rotina bem mais confortavel, ja esta dormindo bastante durante a noite e acorda sozinho na hora de mamar, duas vezes por noite.

Não sei se por conta do novo hábito que o fato de ter me tornado mãe a pouco mais de dois meses me oferece, não consigo mais dormir tão bem como antes. Logo agora que ele ta dormindo mais, meus olhos nao fecham!

Fico acordada por longos períodos enquanto meus dois meninos (maridão e Victor) dormem como dois anjos.

Penso nas atividades que vou realizar no dia seguinte, penso e agradeco a Deus pelo período de gestacao, nascimento e desenvolvimento do meu filhote, penso na minha familia no Brasil que esta louca de saudades e de vontade de conhecer nosso pequeno, penso no passado, presente, futuro...penso, penso, penso...

Agora mesmo sao 1:30hs da madrugada e como não consegui ainda tirar nenhum cochilinho, resolvi vir ate aqui escrever.
E dar mais uma olhadinha nas fotos e no video do baby, que tiramos nesta semana.

Mãe é assim mesmo, tem saudades do filho até enquanto ele dorme...rs

E a paisagem na janela da sala me faz pensar na grandeza do amor de Deus, que sempre realiza os desejos do nosso coracao e que realizou o maior dos meus sonhos, que é ser mãe: Uma neve fininha caindo la fora, deixando tudo tao branquinho, como se a vida fosse coberta por uma fina camada de açucar vindo dos céus, atraves de uma grande peneira nas maos do Senhor.

Chuvas de bençãos pra todos voces tambem!

Bjs,