Comendo esfiha, no Brasil!
Ta agitadíssimo (mais que o normal), conversa na lingua dele o dia todo, de um lado pro outro. Anda irritadinho e sem paciencia com os brinquedos. Continua dançando bastante, mas solta gritinhos de protesto quando a música acaba. Continua dormindo bem, mas acorda la pelas 06:00h da manhã e não tem jeito: Só dorme de novo se vier pra nossa cama. E não está comendo bem...isso sim, está me tirando do sério!
Acredito que todas estas mudanças drásticas de comportamento têm a ver com alguns fatos ocorridos nesta semana:
1. Voltamos de uma viagem de 2 meses no Brasil. Álteração total de ambiente, rotina e pessoas. Viagem longa, horas e horas de vôo, conexões e alfândega. Comida e trepidação de avião, tres horas de diferença de fuso horário e uma mudança pra la de brusca de temperatura (já estamos "desfrutando" do clima picolé daqui, agora mesmo está 1 grau negativo (
2. Assim que chegamos, fomos ao pediatra e ele tomou 3 vacinas, nas perninhas. Dessa vez não deu febre, mas a irritação...
3. Ainda os dentes. Não sei de onde este menino tira tanto dente pra nascer...Ao contrário de todos os amiguinhos da mesma idade, que mostram os sorrisos de 4 dentinhos, Victão já está no seu oitavo dentinho. Parece que resolveu nascer um por semana! E deve doer, tadinho!? Porque o pequeno anda mesmo uma pilha...
Mas o maior stress (pra mim) têm sido a questão da alimentação. Tava acostumada com meu gurizinho bom de boca, que comia brócolis e cenoura com a maior carinha de alegria. Que almoçava no horário correto, mas depois comia de novo, do meu prato e dava umas beliscadas nos pratos das avós, titias, priminhos, de quem estivesse disponível.
Agora está uma luta.
Resolveu que comida é coisa do passado, fecha a boca com chave mesmo. Não adianta empurrar a colher nos lábios que ele não abre de jeito nenhum.
Não adianta enrolar, distrair, brincar, cantar, implorar, nada. Rejeita até purê de batatas...to ficando louca de preocupação, serio mesmo!
A médica e o maridão me garantiram que criança não morre de fome por vontade própria não. Que na hora que sentem fome, eles comem. Repetiram inúmeras vezes: "Não estressa, mãe". Alguem ai pode me dizer como não estressar?
Após uma hora de tentativas e enrolações, o jantar de hoje acabou mal.
Victor irritadíssimo com a minha insistência em fazê-lo comer chegou até a forçar o vômito. Marido estressadíssimo por eu estar forçando-o emburrou.
E eu, super encanada, fui chorar no banheiro. Fiz meu drama particular na hora de colocar a fralda no filhote dizendo pra mim mesma: "Olha como está magrinho o meu menino...as costelas estão aparecendo, ta pele e osso, a fralda ta grande, oh meu Deus...")
Quando ele dormiu, parecendo o anjinho de sempre, maridão chamou pra conversar e encontramos este artigo super interessante na internet:
Alimentação do bebê após 6 meses - Guia do Bebê:
http://guiadobebe.uol.com.br/bb1ano/comendo_sozinha.htm
Vale a pena ler a matéria e entender esta fase.
A preocupação não foi embora por completo. Mas acho que conseguirei dormir e sonhar. Sonhar que o pequeno comeu uma travessa inteirinha de legumes, arroz, feijão, carninha e está bem fofinho e saudável.
Alguem já passou por isso?
Bjs,
Nossa menina, parece o Leonardo escrito. Ele passou por essa fase também.Na verdade nunca foi bom de comida, mas tempos atrás simplesmente não comia. Passou 3 dias sem comer NADA e olha que nem mamar ele aceitava. Eu sempre fui muito encanada com isso, ficava maluca, me descabelava, chorava, ligava pro médico e o enlouquecia junto. Achava um absurdo ele me dizer que era normal e que eu deveria ter paciência. Mas depois de alguns meses de experiência com isso, percebi que é mesmo normal e que eles não sou bobos, quando sentirem fome vão comer. Toda a nossa ansiedade também não ajuda, ainda mais nessa fase que eles começam a mostrar as garrinhas. Ás vezes dirão não pelo puro prazer de negar e se percebem que vc está ansiosa, aí que negam mesmo. O que eu fiz foi desencanar e aumentar as vezes que oferecia. Oferecia uma vez e ele não queria, começava de birra ou de bagunça, eu tirava ele do cadeirão e deixava brincar. Guardava a comida e oferecia mais tarde. E assim levávamos e no fim ele comia bem. Agora se está na fase dos dentes não tem jeito, eles recusam mesmo. Antes eu não queria substituir suas refeições, mas aprendi a ser um pouco mais flexível e quando está nascendo dentinho e ele não come bem inicio as vitaminas, com muitas frutas. Faço sucos misturando verduras também. E depois ele melhora. É difícil amiga, sei bem disso, mas tenha paciência que passa e acredite: quando ele estiver com fome ele vai comer. =D
ResponderExcluirGrande beijo!
Só todo mundo. Eles tem a fase de nao comer, mas a pediatra tá certa, nao morre de fome. Eu tb forcei umas vezes a alana e a pediatra quase me bateu, pq nem falei pro mario. nunca mais. Depois começou a comer bem, de uma hora pra outra e agora eu tenho que mandar parar senão come até passar mal. Acredite, vai ser mais dificil dizer não, quando ele quiser comer o milesimo biscoito. é só uma fase e provavelmente agravada pelas mudanças todas, afinal é Vitão mas é um bebê. Deixa ele, oferece e espere. Não dá pra ficar tranquila, mas com certeza nao é nada sério. bjs gelados nesse frio de matar.
ResponderExcluirQue legal seu blog, acabei de conhecer. Meu filho completa 1 ano agora em dezembro e ele ainda esta na fase boa de comer muito e toda hora. mas a pediatra já me adiantou quer isso agora vai mudar,e que é normal depois de um ano a criança comer menos, recusar alimentos que antes gostava. Não que eu fique menos tranquila, mas acho que vou ficar menos preocupada. adorei o artigo do link. Bjos
ResponderExcluirNossa... q gracinha!!!
ResponderExcluirÉ igualzinho ao meu pequeno... é uma fase linda...
Adorei o seu blog... estou te seguindo.
Bjs, Pri
http://maesemfrescura.blogspot.com
Amiga!!!
ResponderExcluirQue bom que estão de volta e que deu tudo certo na viagem, tirando o cansaço né?
Se a gente que é adulto cansa, imagina eles amiga?
Tem que ter muita paciência e criatividade para lidar com bebê numa viagem tão longa né?
E como estão os preparativos para o natal?
Depois tu me conta como é passar o natal na neve.
Amiga, sobre o que tá acontecendo, a gente se irrita quando ouve é FASE! (eu me irrito...) mas no fundo acho que é isso, fase mesmo...O problema é que tem uma fase atrás da outra...e a gente é que tem que lidar e dar conta delas!!!!
Bia não passou pela fase de não querer comer quando era mais nova, mas ultimamente só quer mamadeira e Bia, haja mamadeira viu! Tá tomando 1,5 a 2 lt de leite por dia...
Mas como diz a minha sogra, tá bom Pri, leite é alimento...
E assim a gente vai!
Beijosssssssssss
Boa sorte aí com o Vitão!
Pri&Bia
Ai, Bia, quando eles começam a não querer comer, a gente fica doida mesmo.
ResponderExcluirDe repente é realmente a questão das muitas mudanças em pouco tempo na vidinha dele... Tomara que daqui a alguns dias ele volte a comer normalmente pq filho sem comer deixa a gente louca! Força, amiga!