terça-feira, 13 de novembro de 2012

Tanta coisa pra dizer...



Sim, mil coisas acontecendo ao mesmo tempo.
Não, não tenho tempo pra registrar tudo. Saco.

Vamos tentar fazer isso de maneira prática e objetiva, que a vida não espera a gente ter tempo, ela simplesmente voa!

Victor vai começar a ir à escolinha. Oh Deus, meu bebê cresceu e não me dei conta.
Com a dificuldade de comunicação que ele ainda tem (quase 3 aninhos, mas não fala quase nada) a "cúpula dos mestres Jedi" (fonoaudiologa, terapeuta, pediatra e afins - juntamente conosco) tomou a decisão unânime: A escola será um otimo instrumento para ajuda-lo na sociabilização e estimular a comunicação do pequeno.

Tivemos uma reunião na semana passada com os profissionais envolvidos no programa escolar dele (a escola aqui é super bem estruturada em termos organizacionais e foi desenvolvido um programa específico pra atender as necessidades do guri) e ficamos bastante impressionados com a proposta.

E o que me deixou ainda mais animada foi o fato de decidirmos um período de adaptação que me parece mais tranquilo pra que ele consiga se adequar à separação que fatalmente acontecerá. 

Amanhã será o primeiro dia da adaptação. Iremos com o Victor na escola, e junto com a terapeuta que ele já está habituado iremos até a sala de aula conhecer a professora, os amiguinhos, o ambiente que já visitamos anteriormente, porém fora do horário escolar.

A idéia é que ele fique apenas uma meia hora, só pra conhecer mesmo. O detalhe é que ele ficará lá acompanhado da terapeuta, sem mim. Entrego-o na sala e saio, ficarei numa sala de espera aguardando os (longos) 30 minutos do primeiro dia.

E assim faremos esta semana, na terça-feira e na quinta-feira. 

Deus nos ajude. Deus ME ajude. Tô tensa. Não, tô super tensa. Uma pilha. Tô surtando de ansiedade!

Não quero que ele chore, que reclame, que sofra, nada...Queria que, magicamente, ele entrasse na sala e se apaixonasse pela professora de uma maneira que esquecesse que tem mãe por estes 30 minutos. Ok, não precisa esquecer, apenas não solicitar minha presença na sala.  

Não quero passar esta ansiedade pra ele, falo sobre a escola de maneira eufórica, como se fosse um passeio à Disney. Mas tô sofrendo, pô...posso?

Marido disse que não vai me deixar ir leva-lo amanhã, que tentará fazer isso porque acha que EU vou dar trabalho...Será?

Orem por mim. Nos enviem energias positivas. Sei que será otimo pra ele, estamos bem confiantes nos profissionais e adoramos o lugar.

Só queria que ele se adaptasse sem drama, sem choro, sem trauma.
Sei que toda criança (e mãe) passam por isso, mas talvez com o Luke eu esteja mais pronta, mais preparada. Sei la...precisava dizer a verdade pra voces...

Volto amanhã pra contar como foi!

Bjs,
Uma mãe com o coração na mão.


2 comentários:

  1. Talvez seu marido esteja certo... a criança sente a tensao e isso pode atrapalhar.
    Lembro do primeiro dia de adaptacao do Kazuo... ao inves de algumas hrs ele ficou o periodo todo pq nao deu trabalho e certamente choraria pra ir embora. Embora ele fosse um recem nascido a preocupacao, que me consumia, era pq ele ainda mamava e nao tinha pegado mamadeira... enfim, Deus sempre cuida.
    Nossa to abismada com a estrutura, boa msm!
    Nao sabia desta dificuldade dele mas tenho certeza q a escola fará um bem enorme a vcs todos.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi, nega véia! To esperando o telefonema, mas sei que tá super ocupada. Talvez aconteça esse milagre que vc quer de o Victor adorar a escola e ficar super bem.Mas vá preparada, pq normalmente eles choram, surtam, gritam e isso faz parte do crescimento. Não poderá impedir que ele chore por toda vida, deixa ele treinar! Vai ficar tudo bem, com choro ou sem. Achei cedo pra escolinha, mas sou só uma mãe xereta. Os profissionais devem saber o que estão fazendo, né? Vamos confiar. Acho que se vc ficar muito tensa seria melhor o Edu levar, pensa nisso com carinho, pro bem do Victor. Eles percebem tudo, nao adianta disfarçar. Talvez com o Edu ele entenda que tem uma nova rotina e fique melhor. Mas sei que como mãe, a gente quer participar de tudo. Quantos dilemas! Vom certeza na vez do Luke vc estará mais preparada. Fiquem com Deus e beijos.

    ResponderExcluir