terça-feira, 30 de agosto de 2011

O primeiro furacão a gente não esquece!


Irene. 27 de Agosto de 2011. Massachusetts, USA.

O nome, dia e lugar do primeiro furacão de nossas vidas.

Os dias que antecederam a chegada do Hurricane Irene foram os piores. A todo tempo checávamos as notícias na TV, internet, jornal. Todo mundo só falava disso, tanto aqui nos Estados Unidos como no Brasil. 

O imprevisto aconteceria: O Furacão tinha possibilidade de alcançar o norte do país, onde moramos e isso raramente acontece. Aqui é terra de neve, não de furacão. Mas dessa vez parecia que não ia ter jeito e tivemos que nos preparar.

Pois bem, os americanos são muito prevenidos, mas um pouco desesperados, sabe? Nos supermercados, filas enormes e prateleiras vazias. Agua, lanternas, pilhas, pão eram os ítens mais procurados. Pra "aguentar" possiveis dias sem energia e compras após a passagem do furacão.

O pior foi tentar acalmar as mães no Brasil. A minha, que me conhece como a palma de sua mão, não acreditava em nenhuma palavra que saía da minha boca: "Fica tranquila, mama...Não tem perigo não...nem deve chegar até aqui...e depois, estamos bem sossegados, tá tudo sob controle!"
E ela respondia: "Ahan, sei..."

Pra falar a verdade fiquei abalada sim. Com medo. Com uma ansiedade que não tinha tamanho. Minha vontade era pegar o filhote e o maridão, colocar no primeiro vôo pra bem longe e sumir...só voltar depois que o tal Irene passasse...Mas não rolou. Encaramos. Com fé e muita oração.

Oração essa que foi atendida (Deus é bom, sempre bom!).

O Hurricane Irene transformou-se em Tempestade Tropical quando chegou por essas bandas de cá. Muita chuva, muito vento, algumas árvores arrancadas, mas sem grandes desastres. E ainda fomos mais abeçoados: Não faltou energia um minuto sequer aqui no prédio. Uma benção, considerando que hoje, dois dias depois da tempestade metade da cidade ainda está no escuro, assim como várias cidade vizinhas.

Ainda bem que passou. E estamos a salvo. Obrigada, Senhor mais uma vez. Teu cuidado nos abençoa sempre. Teu amor nos constrange.

E pra registrar o momento, uma passagem verdadeira do meu livro favorito, onde conta que depois da tempestade vem a bonança:

"E aconteceu que, num daqueles dias, entrou num barco com seus discípulos, e disse-lhes: Passemos para o outro lado do lago. E partiram.

E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e enchiam-se de água, estando em perigo.

E, chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança.

E disse-lhes: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem?

Lucas 8:22-25

Te louvamos pelo Teu amor e misericórdia, Senhor. Corações gratos a Ti!


Bia Mello

Algumas fotos:




sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Cadê o nenê da mamãe?

Aos 21 meses nosso Victor ainda não fala muito, mas entende tudo...rs 

E a cada dia está mais esperto, aprendendo coisas novas, nos encantando com seu sorriso!
 
Tava morrendo de soninho, mas encarou a brincadeira com todo gás
Te amo, filho!

 

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Um Happy Birthday!


Fiquei mais velha semana passada, dia 19 de agosto. Oh Jesus, tô agora com 37 anos. Nem acredito.

Ainda lembro dos 17, quando namorava um mala sem alça (daqueles tipos inesquecíveis, sabe? Que a gente nao pode esquecer, porque tem que dar graças a Deus todos os dias por ter se livrado da encrenca?! Pois é...rs - Graças a Deus!)

Lembro dos 27, um dos melhores da minha vida, completamente apaixonada pelo homem da minha vida, meu maridão Edu.  E com tantos planos, tantas expectativas, perspectivas. 

E pensar que em 10 anos a vida da gente muda tanto, ne?
Aos 17 tudo era fabuloso e eu sonhava muito. Aos 27 tudo era iminente e os sonhos se tornavam realidade: A carreira decolava, coração a mil com os preparativos para o casamento, vida cheia de emoções, muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo.

Aos 37 estou me redescobrindo. A arquiteta saiu de cena por quase 2 anos, quando aconteceu a realização de um sonho de toda a vida: Tornei-me mãe!

Com isso, novos desafios que já estavam rolando (morando num país diferente, longe da familia, amigos, costumes, lingua...) foram envolvidos com novas descobertas e algumas lutas que me fazem amadurecer dia a dia.

Já não sou mais a Bia que sonha, que faz planos, que se apaixona por um livro de Arquitetura. Já não sou só a esposa do Edu, a filha da Augusta, a nora da Helena, a irmã do Mané e do Digão. 

Agora sou a mãe do Victor. E acreditem, isso mudou completamente a minha existência. Portanto não sou a Bia que sonha, mas que faz alguem sonhar comigo. Pra juntos realizarmos todos esses sonhos.

E agora meus sonhos são mais completos e complexos. Sonho pra mim, por ele, pra nós como família. Sonho com os meus que estão longe, mas tão perto do coração. Sonho com uma Arquitetura que ainda me fascina, mas de maneira mais madura, mais centrada. Sou uma esposa menos dedicada por não ter mais tanto tempo disponível pro meu marido, mas ainda tão apaixonada por ele como era aos 27 anos. Ou ainda mais, porque parte de todos os meus sonhos tenho realizado ao lado desse homem maravilhoso que acorda ao meu lado todos os dias.

Sou outra mulher, sim. Agreguei ao meu corpo algumas marcas, peso, perdas e experiências. Perdi um filho que não pôde ser gerado. Me dedico ao filho que Deus me deu de todo meu coração, sonhando que ele se torne um homem de bem.

Sou feliz, sou grata a Deus pela saúde, pela amor, familia, pelos amigos que ficaram, pelos que não eram amigos e se foram e pelos novos queridos que acrescentam vida a nossa vida diariamente. Pelos amigos virtuais, que trazem graça e solidariedade ao nosso dia a dia.

Meu muito obrigada a cada um de voces, que faz com que minha existência faça sentido. E ao meu Deus, todo louvor e agradecimento por ser tão bom e misericordioso comigo.

Bóra desfrutar de mais um ano! Happy Birthday to me! :)


Beijos,
Bia Mello



 

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Agora vai: Fala, menino!!!


Já postei aqui a minha insegurança sobre um quesito no desenvolvimento do meu pequeno: A fala.

Victor está com 20 meses e não fala muitas palavras. Chama mamãe, papai, agua, bola, não, mamadeira, entre outras coisinhas. Normalmente ele só fala quando "realmente precisa" de algo. Caso contrário ele aponta, mostra as coisas, dança, faz gracinhas, mas palavrinhas que é bom, nada!

Já tinha comentado com a pediatra a respeito e depois de alguns testes simples no consultório ela tentou me tranquilizar dizendo que ele está bem, mas que provavelmente é preguiçoso e "cabeça dura", que só faz o que quer e não o que mandamos (sera que este menino puxou pra quem, gente?).
E recomendou que continuassemos estimulando-o  e que poderíamos esperar até que ele completasse dois anos para indicar alguma ajuda.

Não aguentei esperar! Estava ficando cada vez mais tensa a respeito disso e percebi que a minha ansiedade estava atrapalhando  pois o pequeno passou um bom período praticamente sem falar nada e quando eu insistia muito ele apontava o dedinho na minha direcão e soltava um sonoro "não", como se estivesse dizendo: "Não vou falar e pronto! Leave me alone, Mom!"  :)

Diante da minha agonia, a pediatra recomendou que conhecessemos o chamado "Early Intervention". Trata-se de um programa que trabalha com o desenvolvimento de crianças de até 3 anos de idade, em vários setores: Desenvolvimento físico, motor, social, linguagem, etc. Conta com o apoio de psicologos, terapeutas, fonoaudiologos, fisioterapeutas além do acompanhamento em paralelo com a pediatra do Victor.

Hoje foi a nossa primeira entrevista e avaliação. Três profissionais vieram aqui em casa e ficaram conosco por umas duas horas e meia, fazendo uma série de testes, desafios, brincadeiras com o Victor além de um milhão de perguntas a respeito da sua rotina, desenvolvimento, habilidades.

Ficamos bastante impressionados com a qualidade e primor do serviço. Primeiro que fazer um  teste desse em casa faz com que a crianca não sinta-se intimidada. Ela nem percebe que está sendo avaliada, afinal tudo é feito de forma simples, divertida e tranquila.

Ao final nos disseram que o Victor tem otimas habilidades motoras, cognitivas e de adaptação (Aliás está acima da média pra idade dele nas atividades motoras - elas ficaram impressionadas com a qualidade dos desenhos que ele já faz... e a mãe arquiteta aqui quase morre de alegria, of course!).

Porém precisa desenvolver as habilidades sociais e comunicativas (claro!)

Em algumas semanas devemos começar a trabalhar nisso. Ufa, que bom! Não vejo a hora do meu pequeno artista soltar o verbo.


Vou atualizando voces a respeito desse novo desafio. 
Acredito que é sempre bom procurar ajuda médica quando achamos que algo não está indo bem no desenvolvimento da criança. Acredito que cada uma tenha seu próprio tempo e que se desenvolvam de maneiras diferentes, porém não custa nada (quer dizer, custa, but anyway...) verificar o mais cedo possivel, ne?


Nos desejem sorte! E muitas palavrinhas novas na boquinha do meu fofo!


Beijinhos,
 

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Tirando o mofo do blog


Que coisa mais feia...faz quase um mês que não posto nada por aqui.
Minha vida anda numa correria sem fim e o pior é que na verdade não há tantas coisas novas assim acontecendo. As coisas "velhas" estão ocupando cada vez mais o meu tempo e ando sem pique de postar.

E olha que tenho tanta coisa pra contar, guardar e recordar...

Ainda é Verão em Massachusetts e este ano foi uma delícia, super quente. Temos aproveitado o máximo possível com o filhotinho, em passeios que ele já começa a curtir bastante.

E na maioria das vezes estes passeios contam com a presença mais que querida dos amigos Jacob e Jack, filhos da Regina e Cris, amigas cada vez mais amigas.
Vê-los crescer juntos, acompanhar o desenvolvimento de cada um é simplesmente uma benção de Deus.

Vou relatando aos poucos as nossas "memórias de Verão" e prometo não sumir (de vez!), ok?
 
As amigas queridas, mamães blogueiras um pedido: Please, não desistam deste modesto espacinho. Prometo  recheá-lo com notícias, textos e fotos com mais frequencia.

Um beijinho,

Bia, a mamãe do Victor (que já está com 20 meses!!!!)