segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Agora vai: Fala, menino!!!


Já postei aqui a minha insegurança sobre um quesito no desenvolvimento do meu pequeno: A fala.

Victor está com 20 meses e não fala muitas palavras. Chama mamãe, papai, agua, bola, não, mamadeira, entre outras coisinhas. Normalmente ele só fala quando "realmente precisa" de algo. Caso contrário ele aponta, mostra as coisas, dança, faz gracinhas, mas palavrinhas que é bom, nada!

Já tinha comentado com a pediatra a respeito e depois de alguns testes simples no consultório ela tentou me tranquilizar dizendo que ele está bem, mas que provavelmente é preguiçoso e "cabeça dura", que só faz o que quer e não o que mandamos (sera que este menino puxou pra quem, gente?).
E recomendou que continuassemos estimulando-o  e que poderíamos esperar até que ele completasse dois anos para indicar alguma ajuda.

Não aguentei esperar! Estava ficando cada vez mais tensa a respeito disso e percebi que a minha ansiedade estava atrapalhando  pois o pequeno passou um bom período praticamente sem falar nada e quando eu insistia muito ele apontava o dedinho na minha direcão e soltava um sonoro "não", como se estivesse dizendo: "Não vou falar e pronto! Leave me alone, Mom!"  :)

Diante da minha agonia, a pediatra recomendou que conhecessemos o chamado "Early Intervention". Trata-se de um programa que trabalha com o desenvolvimento de crianças de até 3 anos de idade, em vários setores: Desenvolvimento físico, motor, social, linguagem, etc. Conta com o apoio de psicologos, terapeutas, fonoaudiologos, fisioterapeutas além do acompanhamento em paralelo com a pediatra do Victor.

Hoje foi a nossa primeira entrevista e avaliação. Três profissionais vieram aqui em casa e ficaram conosco por umas duas horas e meia, fazendo uma série de testes, desafios, brincadeiras com o Victor além de um milhão de perguntas a respeito da sua rotina, desenvolvimento, habilidades.

Ficamos bastante impressionados com a qualidade e primor do serviço. Primeiro que fazer um  teste desse em casa faz com que a crianca não sinta-se intimidada. Ela nem percebe que está sendo avaliada, afinal tudo é feito de forma simples, divertida e tranquila.

Ao final nos disseram que o Victor tem otimas habilidades motoras, cognitivas e de adaptação (Aliás está acima da média pra idade dele nas atividades motoras - elas ficaram impressionadas com a qualidade dos desenhos que ele já faz... e a mãe arquiteta aqui quase morre de alegria, of course!).

Porém precisa desenvolver as habilidades sociais e comunicativas (claro!)

Em algumas semanas devemos começar a trabalhar nisso. Ufa, que bom! Não vejo a hora do meu pequeno artista soltar o verbo.


Vou atualizando voces a respeito desse novo desafio. 
Acredito que é sempre bom procurar ajuda médica quando achamos que algo não está indo bem no desenvolvimento da criança. Acredito que cada uma tenha seu próprio tempo e que se desenvolvam de maneiras diferentes, porém não custa nada (quer dizer, custa, but anyway...) verificar o mais cedo possivel, ne?


Nos desejem sorte! E muitas palavrinhas novas na boquinha do meu fofo!


Beijinhos,
 

5 comentários:

  1. Oi Bia, que noticia boa!!
    Pra tranquilizar o coração de uma mãe, tudo vale a pena, né?
    Vc vai ver que daqui a pouco ele estará papagaiando por aí :)

    Sério que ele já demonstra habilidades em desenhar? Que fofo!!! É pra ficar mega orgulhosa.

    Agora que trabalho top desses médicos, não é? Passar 2 horas e meia na casa da pessoa para avaliar um paciente é coisa de primeiro mundo. Se tiver algo parecido aqui no Brasil eu desconheço.
    Sucesso no tratamento do seu pequeno.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amiga o meu Miguel também demorou bastante pra falar,e também apontava, se me pedia água por exemplo ele apontava pra geladeira e eu não pegava,insistia em perguntar o que ele queria,até que soltava água, e assim fazia com tudo, demorou de verdade e hoje parece uma maritaca,fala pra caramba.kkkkkk

    Bjokas e boa sorte

    Carla e Miguel

    ResponderExcluir
  3. Nossa Bia, não sabia desta questão que vc está vivendo... Tambem é um pouco de falha minha, depois que "abandonei" um pouco meu blog pessoal eu deixo de passar pelo blog das amigas, desculpa.

    Que coisa amiga, mas eu acho q vc esta muito certa em procurar ajuda agora. MEu sobrinho demorou pra falar e eu falava pra minha irma leva-lo a um especialista mas a pediatria dizia que não era o momento... Hj ele tem 5 anos e ainda não fala claramente. Qto antes descobrir o q esta causando a dificuldade melhor ne? sempre melhor. Força amiga!

    ResponderExcluir
  4. Que legal esse Early Intervention!
    Muito interessante, Bia.
    Vai escrevendo mais sobre esse assunto que eu saber, tá? :D
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  5. Acho que tem que dar tempo ao tempo, deve ser complicado assimilar dois idiomas né? Que bom que vocês estão em um lugar que oferece todo o suporte! E essa foto meu Deus?! Que lindo!!!

    Mas o motivo da minha visita não é este post...
    Hoje passei por aqui por um motivo mais do que especial: te desejar um feliz aniversário :)
    E dizer que a meu modo oro a Deus pedindo que Ele continue te abençoando a cada dia, e que tu consigas alcançar todos os teus objetivos e muito mais, pois Ele está em todos os lugares, e através Dele posso te dar o meu melhor presente, que é o desejo de prosperidade, paz, amor e muita saúde!!!
    Parabéns amiga!
    um beijo e tudo de melhor pra ti!!!
    Bia

    ResponderExcluir