domingo, 30 de maio de 2010

Help amigas: Saia justa!!!

Lindo, até chorando...

Amigas, please help me!!!

O Victor está numa fase tão gostosa, super esperto, presta atenção em tudo, aprende demais dia após dia. Mas temos sofrido um pouco com uma situação não muito agradável: Ele está estranhando as pessoas!

E tudo começou lá pelos 3 meses de vida. Ele olhava para alguem estranho quando o pegavam no colo e começava a choramingar. Me disseram que é normal, e que até os 6 meses isso passaria. Mas o Victor ja ta com 6 e meio e ta ficando é pior!

Vou explicar melhor:
Ele é uma criança super sociável. Desde pequeno saímos bastante com ele de casa, a restaurantes, parques, lojas, eventos. E o fofo fica numa boa, não dá trabalho, se adapta rápido aos ambientes, não é de reclamar nem nada. Também participo de alguns grupos de mamães e bebês, para aumentar as atividades "sociais" do pequeno, pois já que moramos num outro país, longe da família, acredito que isso é otimo para a sociabilização dele.

No entanto, um fato tem me deixado preocupada: Ele "cismou" com algumas pessoas e também com um ambiente em particular, o da nossa igreja.

Durante o período de culto, ele fica numa boa, super tranquilão mesmo. Não se incomoda com nada, dança durante o momento do louvor, sorri e brinca com as pessoas, dá até gritinhos (inconvenientes, por sinal! rs). Porém...

No final do culto, quando as pessoas se aglomeram para se cumprimentar, conversar e claro, pegar os bebês dos outros no colo, confraternizar...ai, Jesus...o menino entra em pânico!
Se alguem tentar se aproximar ele já fecha a cara e se pegam ele no colo...hum, o negócio fica beeem feio. Ele imediatamente olha pra mim e pro meu marido e abre o maior berreiro. E se insistir, o que eu achei que era o mais adequado, ele entra num estado de stress que vcs precisam ver. Ele se desespera, chora muito, como quem está medo mesmo... E mesmo quando o pego de volta pro meu colo, ele custa a se acalmar. As vezes ainda fica transtornado, chorando por vários minutos.

Gente, alguém já passou por isso? Please, me ajudem...Não sei bem o que fazer, se insisto ou se socorro meu baby. Porque na maioria das vezes a situação fica tão complicada que a gente pega ele e o leva embora.

Hoje mesmo, após um destes surtos de estranhar (a minha amiga insistiu e o pegou no colo, nossa...ele ficou chorando um tempão!) quem ficou mal fui eu.

Meu marido ficou tentando me acalmar, dizendo que ele não tem consciência da saia justa que ficamos (porque tem gente que fica brava, chateada, acha que a culpa é nossa, que ele é mimado, que é "bicho-do-mato" que nunca vê gente, etc...), me disse pra não ficar triste nem brava com ele.

Mas eu não tava triste nem brava com ele...eu só fico frustrada! Fico sem saber o que dizer pras pessoas, fico justificando, porque na verdade ele é super amável, se relaciona super bem com outros bebês, crianças e mesmo adultos. Desde que não chegue logo e tente pegá-lo no colo! E não fico feliz de vê-lo nesta situação, detesto vê-lo desesperado, chorando.

Mas fico perdida, não sei direito o que fazer, o que esperar e fico pensando se não tô agindo errado. Tenho medo de falhar como mãe e criar uma criança que não saiba se relacionar bem com o mundo...

Ai, amigas...até chorei hoje por causa disso...
To aqui na internet, fazendo mil pesquisas a respeito, mas tenho certeza de que vcs, mães poderão me dar uma ajuda!

Um abraço enorme pra todas,

Bia, a mãe chorona do bebê lindo que estranha as pessoas... :(

10 comentários:

  1. Sei bem o que vc está passando. Passei algo bem parecido com o meu Victor. Não quero te deixar triste, mas esse comportamento aflora mesmo é a partir dos 6 meses. E é super normal. Eu tb senti isso tudo que vc, descreveu. Moro fora do Brasil e quando fui visitar a familia (na época ele tinha 11 meses)passei por varias situações. Até eu entender que era isso mesmo, e que aos poucos as coisas vão se tornando mais fáceis e ele vai estranhando menos.Ele era e ainda é super simpático, dar risadas, tchau, joga beijo para todo mundo, MAS para pega-lo no colo, tem que ser aos poucos. Não adianta chegar e querer logo pega-lo que ele chora mesmo...mas se brincar com ele e a gente tb demonstrar que confia na pessoa ai sim, ele vai ao colo do outro!Enfim,não se sinta culpada, faz parte do desenvolvimento dele!!
    Ja leu alguma coisa sobre "angustia da separação"? Acho que pode te ajudar...esse artigo é bem "simples", mas já acalma nós mamães!!
    http://guiadobebe.uol.com.br/bb1ano/as_mudancas_no_vinculo_mamae_e_bebe.htm

    beijos

    31 de maio de 2010 04:37

    ResponderExcluir
  2. Bia, depois de ler seu post, fui procurar no youtube um episódio da Super Nanny que é exatamente sobre esse tema: http://www.youtube.com/watch?v=CzKg6bY-gMI

    Veja e depois me diga o que achou!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Bia, que coisa hein?:

    Bom, eu nao passei por isso mas quando o Kazuo chora no colo de alguem eu me sinto mal tbm.
    Só que qunado ele faz isso, é só distrair ele que ja passa e ele brinca com a pessoa...

    Seu caso é um pouco mais complicado, amiga!

    Bom, tenho uma amiga aqui que o filho dela sempre chorava e fazia escandalo quando a gente fazia barulho ou falava com ele, ate hj ele nao gosta muito de que as pessoas chegem nele, prefere que ele chegue nas pessoas se estiver afim.
    A gente respeitava o momento da criança.
    Ela pedia pra gente entender, falar baixo e deixar ele ir atras aos poucos e ele acabava indo, depois de uns minutinhos que estavamos perto da pessoa.

    Nao sei se ja tentou isso mas acho que vc tem que se acalmar e dar tempo ao tempo.

    bj

    ResponderExcluir
  4. Bia, é super normal isso, o que não pode é as pessoas irem pegando ele sem pedir permissão, rs!!! Permissão no caso dele é olhar, sorrir, brincar com ele e aos pouquinhos ir pegando na mãozinha, fazendo carinho, até ele aceitar ser pego no colo por aquela pessoa. ele com corteza se sente invadido, desrespeitado...Vc gostaria que um estranho chegasse e te pegasse no colo, por exemplo? Pegar no colo é algo íntimo.... o bebê precisa se sentir confortável. Vc é que deve limitar isso, para que seu bebê não sofra estes stresses.....
    Bjos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. ô querida!
    Não fica triste não, nem frustada!
    É super normal acontecer isso que tá acontecendo, Bia a partir dos cinco meses estranhava quase todo mundo e negava ir no colo das pessoas (ainda nega). Várias vezes passei por situações assim, de as pessoas não entenderem, olharem torto, mas as pessoas são ignorantes por não entender que um bebezinho estranhe quem ele não conhece ou com quem convive pouco.
    A pior coisa é forçar a barra, deixar o Victor chorar.
    Terás que explicar às pessoas da igreja que ele estranha, que ele tá nessa fase e o melhor é que ele fique só contigo ou com o papai. Se não entenderem, paciência...mas não te sintas frustada não.
    Dá uma lidinha nesse post, eu escrevi quando a Bia tinha dez meses: http://versosdemae.blogspot.com/2009/04/fase-do-estranhamento.html

    E não chora não, fica tranquila, não deixa o Victor chorar nem ir com quem ele não quer, faz parte do crescimento dele essa fase.
    Beijão
    Pri e Bia:)

    ResponderExcluir
  6. Oi Bia, acho que todo mundo aí já falou bastante sobre o assunto, né? Mesmo assim eu vou repetir porque mãe é bicho que nasce com culpa... hehehehe. O Victor esta comecando a perceber que vc e ele sao pessoas diferentes. Ele esta passando pela angustia da separacao. Nao tem nada de anormal nisso. Ele nao tem culpa. Voce nao tem culpa. O Gabriel sempre foi sociavel mas de uns tempos para ca ele tb precisa se ambientar antes de se doar, Ate pessoas q ele gosta precisam de um tempinho p conseguir a atencao dele. E ele odeia qdo ven aquele monte de gente na igreja em cima dele. Eu nao ligo se as pessoas vao achar ruim... Se ele esta assustado eu nao deixo ninguem pegar, nao, :D Leia mais sobre o assunto aqui: http://brasil.babycenter.com/baby/desenvolvimento/independencia/

    ResponderExcluir
  7. Oie amiga nao fica asssim nao viu acontece mesmo e so uma fase minha filha tbm passo por isso, dai passo e agora com o nascimento da julia volto ..
    Na agor ana verdade ela nao "estranha" ela so fica com ciumes pq as pessoas fica pegando a Julia ela se joga no chao e choraa ai se apessoa vai pegar ela ..chora mais ainda..
    Cada coisa ne..as vezes a gente fica assim perdida..
    Mais uma coisa eu aprendi, a vida deles sao cheias de fazes..passa uma entra outra ..
    Acho que ate a nossa ne.
    Beijao miga ..

    ResponderExcluir
  8. amiga, é assim mesmo, você não tá falhando como mãe, quando ele chorar pega de volta. com o tempo ele se acostuma com os colos, ou não. todos os bebês fazem os pais pagarem micos nas igrejas. na minha congregaçaõ tem uns 10 bebes e quando eles resolvem enlouquecer fazem tudo juntos, ninguem quer colo, querem chorar, querem ir embora. faça sempre o que te deixa a vontade e não o que deixa os outros a vontade. pare de se justificar, quem não entende nao conhece criança e nao merece colinho gostoso de bebê sorriso. não fique agoniada, quando ele chorar pega de volta, assim ele vai ficar confiante de que vc está lá para socorre-lo. isso não é mimar, ele é um bebê, precisa de segurança, sua segurança. e se ele continua chorando é pq eles não sabem parar imediatamente de chorar quando estão estressados. biazinha, deixa o guri estranhar, conhecer o mundo, ser seletivo... é totalmente normal e não tem essa de com tantos meses passa. cada criança tem seu tempo. e se as pessoas estranharem e fizerem aqueles comentários bem idiotas tipo: mas ele era tão bonzinho antes,ou como ele tá mimado, mande-as pastar. eu sei que vc é muito educada pra isso mas se ele quer colo ele fica no colo, se ele quer chorar pega de volta. pra mim ele só tá mostrando que tem personalidade. quanto aos lugares bem vinda a sessão "morro de vergonha quando..." pq filho faz a gente se constranger cada dia num lugar diferente. e no final a gente acaba achando graça de tudo. meu sobrinho já soltou gargalhada num enterro e alana já soltou pum no meio de uma oração, e daqueles bem longos e sonoros tipo moto. fica fria, seu filho é um fofo e sempre vai ser, não importa o quanto faça mãnha, chore ou estranhe os outros. depois ele sorri e tudo fica bem. bjs

    ResponderExcluir
  9. lembra qduando vc me convidou a comentar no seu blog e eu que meus comentários eram muito agressivos e vc disse que isso nao era desculpa? pois agora que li os outros comentários vi que eu sou muito mal educada e que todo mundo comenta cuti-cuti e u chuto o balde. fazer o que, nao fica brava tá? nao sei comentar cuti-cuti, snif, mas quando comento é de coração viu? bjs

    ResponderExcluir
  10. Bia,
    Achei um pouco cedo com o Victor. Arthur só agiu assim depois dos seis meses. E digo logo que ele ficou assim até hoje. Claro que não chora, nem grita, mas seleciona bem com quem quer ficar (e tem qe ser conhecido dele). O pior, é que agora ele fala (o que aumenta a saia-justa). Acho que não tem o que a gente possa fazer: é o tempo deles, o jeitinho deles. Concordo com a Nanci aí de cima. Pegue ele de volta e explique às pessoas que criança é assim mesmo, sente falta do cheiro da mãe. Paciência. Bjos

    ResponderExcluir