quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Ele nasceu: Victor, o amor das nossas vidas!!!





O nosso filho Victor nasceu!


Felicidades demais, obrigada Deus!!!

Bjs,

Bia e Edu Mello

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Amamentação: Derrubando mitos e diminuindo a ansiedade - Parte I


Toque os lábios do bebê para incentivá-lo a abrir bem a boca.



Puxe o seu bebê bem próximo a voce, de modo que o queixo e mandíbula encoste primeiramente em seu seio.




Posicione o labio inferior na base do mamilo e faça com que o bebê abocanhe grande parte da auréola do seio.


Esta semana meu marido e eu participamos do curso de Amamentação(Breastfeeding Class), no hospital de Milford, onde terei o Victor.


Foi muito interessante e bastante instrutivo (bastante longo, é verdade - foram 3 horas de muita informação, com apenas uma pausa de 10 minutinhos, mas tudo bem!), ajudou muito a esclarecer alguns mitos que ficavam rondando minha cabeça de "mãe de primeira viagem".


Uma delas era quanto à preparação dos seios para a amamentação. Ja ouvi muitas coisas contraditórias: Algumas pessoas me disseram que eu deveria usar uma esponjinha durante o banho pra ir "calejando" os seios e assim eles não ficarem tão sensíveis na hora de amamentar. E que também não deveria passar nenhuma loção ou óleo, pois o ideal é que ficasse mesmo bem seco e resistente.


Mas no curso ouvi justamente o contrário: A médica nos disse que não deveríamos usar sabão em barra, pois resseca demais os mamilos, optando então por sabão líquido, de preferência infantil, que não contém sal ou alcool.
E que todo tipo de hidratação é bem vinda, pois o ideal é que a pele esteja bem hidratada e, portanto, elástica para receber o seu bebê.

Mas que devemos ter o cuidado de usar loções hidratantes somente antes do bebê nascer.

Após o nascimento devemos usar somente um creme à base de lanolina, pois é hipoalergênico e impede o crescimento de bactérias (aliás, algumas semanas antes do parto você ja pode iniciar este tratamento, assim fica bem preparada quando a amamentação for iniciada).

Porém aqui nos Estados Unidos a única pomada aprovada pela Liga Internacional de amamentação, a La Leche League,  é a Lansinoh. Não sei se existe no Brasil, mas dizem que é maravilhosa!!!


A outra questão interessante é identificar o seu "tipo de mamilo". Podem existir tres possibilidades, que podem ser verificadas quando voce coloca o bico do seio entre os dedos indicador e polegar e faz uma leve pressao, apertando-o com delicadeza:

Voce poderá perceber que seu mamilo tem o bico naturalmente saliente, que sobressai ao restante do seio;

Ou ter o bico "flat", que quer dizer reto, isto é, quando ao apertar o bico não fica saliente, "para fora do seio";

Ou podera ser um bico "invertido", quando voce pressiona, o bico "entra no seio" ao invés de saltar.


Nos dois últimos casos, o ideal é fazer algumas massagens delicadas como se estivesse "empurrando" levemente o bico para fora dos seios. Nos links que coloco abaixo voce poderá verificar algumas destas massagens.


Agora, pelo que percebi, uma das coisas mais importantes no processo de aprendizagem de amamentação é a maneira que o bebê posiciona a boca no seio.
Ele deve estar com a boca bem aberta para que não sugue somente o bico dos seios, mas que em sua boca esteja toda (ou grande parte) da auréola do seio, não causando assim dor à mamãe no momento da amamentação, pois quando o bebê sugar ele não apertará com a gengiva a parte mais sensível , que é justamente o bico. E assim o leite fluirá com mais facilidade e intensidade ao bebê.

Caso o bebê esteja com a boca posicionada de forma errada, o idela é colocar o dedo com delicadez na lateral da boca dele para que ele solte o seio e voce possa reposicioná-lo.


Bem, ainda tenho muito pra falar, mas vou deixar para o próximo post.


Alguns links bem interessantes sobre o assunto:


http://www.womenshealth.gov/breastfeeding/learning/

http://guiadobebe.uol.com.br/amamentacao/preparando_os_seios_para_amamentar.htm


http://breastfeeding.hypermart.net/invertednipples.html


http://brasil.babycenter.com/baby/amamentacao/preparacao/

http://www.llli.org/


Beijos a todos,

Bia&Baby Victor

sábado, 7 de novembro de 2009

Vida de "quase mãe" é dura...


04 semanas / 15 semanas / 26 semanas / 36 semanas
Dá pra notar alguma diferença? rsrsrs


Quando as amigas que tiveram bebês diziam que o ultimo mês é o mais longo, eu não imaginei que era tãããããooooo longo! Credo!

Longa jornada este nono mês! Parece que as semanas são contadas como meses, parece até que estacionei na 36º semana.

Tá dificil segurar a ansiedade, além de não mais dormir por causa do barrigão, de ter fome mas não conseguir comer muito porque não tem mais espaço, de arrumar e "rearrumar" tudo o que é do bebê, de passar pela desesperadora fase de prisão de ventre e falta de ar, irritação e um peso enorme na barriga, enfim...tudo de uma vez, e tudo acontecendo em "slow motion".

Mas consegui alguns progressos esta semana e estou bem feliz: O quarto do Victor tá praticamente pronto, a mala do hospital tambem, hoje fiz depilação, pé, mão (pintadinhas de vermelho, pra esperar por ele), escova no cabelo...Mas não sei não...acho que ainda tenho algumas longas duas ou três semanas de espera...Senhor me ajuda! :)

Pra espairecer um pouco, saí com o maridão e fui numa livraria , que amo, a Barnes&Nobles e, claro fui direto na sessão de grávidas, mães e afins e trouxe dois livros bem legais:
Um deles é o "What to Expect the First Year" (O que esperar do 01º ano), da mesma autora daquele famoso e muito instrutivo livro de Gravidez "O que esperar quando voce está esperando" e também um livro sobre as primeiras refeições do bebê, com dicas interessantíssimas sobre as primeiras papinhas, que podem ser iniciadas a partir de 5 meses de vida.

Pra terminar o dia bem, o maridão fez mais um agradinho e comemos uma pizza (tento manter uma dieta saudável, mas convenhamos...sou uma paulistana vivendo do outro lado do mundo porém a vontade de pizza num sábado à noite é a mesma, embora a pobre pizza americana seja bem diferente da brasileira...não chega nem aos pés da nossa!). Mesmo assim me acabei, comi uns três pedaços enormes...rs

Agora to aqui entalada, o Victor pulando muito (acho que ele gostou da pizza - ou está lutando com meu estômago) e tentando digerir tudo, escrevendo este texto de pé no micro (se eu sentar a barriga dói mais, então...)

Vida de "quase mãe" também é dura...mas é divertido! :)

Beijos a todos,

Bia&Baby Victor

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Preparando a mala do hospital


Preparando a mala do hospital


Pra falar a verdade estou a dias e dias tentando fazer a mala que levarei para o hospital. Fui pesquisando e pensando no que levar, comprando algumas coisinhas que faltavam (como aqueles "pads", protetores que mais parecem um absorvente de seios pra colocar no sutiã, sabe?) e hoje enfim, comecei a colocar tudo dentro da malinha.

Ai que emoção, separei tudo com aquela sensação boa, parecida quando voce tira aquelas férias tão sonhadas e começa a preparar as roupas pra levar: A expectativa é enorme, a ansiedade começa a bater forte no peito.

Separei pra mim: Dois pijamas, o chinelo fashion que ganhei da minha amiga Dani, umas 6 calcinhas (é, exagerei, mas prefiro pecar pelo excesso), meias (o Outono daqui tá bem frio este ano), sutiãs de amamentação, um robe de banho, cosméticos, produtos de higiene pessoal, espelho de mão, maquiagem, creme, perfuminho leve e minha amiga inseparável, a prancha de cabelo, pra manter a juba em ordem.

Agora, preparar as coisinhas do Victor foi a parte mais difícil. Como escolher algumas roupinhas, se são todas lindas e necessárias? Ai, Deus, me ajuda! :)

O pessoal do curso de preparação de parto nos disse que nem precisa levar roupa  para o bebê, porque eles colocam o body do hospital e aquele blanquet, que é um tipo de cobertorzinho pra prender ele todinho (dizem que os recém-nascidos dormem melhor se tiverem enroladinhos tipo um "burrito" como eles dizem por aqui).

Mas como não quero que ele fique com aquela roupinha do hospital....então serei mais uma mãe "rebelde" (pra não dizer metida...rs... Aliás, nós brasileiras somos mesmo, as americanas não se importam muito com isso, elas são mais "práticas"...rs) e vou levar as roupinhas dele sim!

Separei 3 conjuntos de body de manga longa e calça, 2 macacõezinhos fofos (não consegui decidir entre eles, resolvi colocar ambos na mala), um macacão tipo saco de dormir e o conjunto dele sair da maternidade (ma-ra-vi-lho-so!!!). Além de meias, touquinhas e luvinhas (Pra falar a verdade não sou muito fã de luvas e touquinhas, mas é necessário com o friozinho daqui). 

Seguindo o conselho de algumas amigas, coloquei também na mala algumas fraldas tamanho "recém-nascido" que tem aquele desenho recuado na frente específico para o umbiguinho deles. Resolvi pôr uma pomadinha de assadura, lencinho umedecido, estas cosinhas...se bem que no hospital eles provêm este tipo de coisa, mas sei la...mãe de primeira viagem é assim "neuras" mesmo! :)

Enfim vou conseguir fechar a bendita mala...e ficar esperando ansiosamente para usá-la nos próximos dias... :)

Ah, se alguém souber de mais alguma coisa super necessária, me avise, ta?

Dizem que o melhor da festa é prepará-la, né?

Não sei se este será o caso, acho que a "festa" mesmo será maravilhosa, mas porque não aproveitar dos preparativos? :)

Um beijinho a todos,

Bia&Baby Victor