sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Amamentação: Derrubando mitos e diminuindo a ansiedade - Parte I


Toque os lábios do bebê para incentivá-lo a abrir bem a boca.



Puxe o seu bebê bem próximo a voce, de modo que o queixo e mandíbula encoste primeiramente em seu seio.




Posicione o labio inferior na base do mamilo e faça com que o bebê abocanhe grande parte da auréola do seio.


Esta semana meu marido e eu participamos do curso de Amamentação(Breastfeeding Class), no hospital de Milford, onde terei o Victor.


Foi muito interessante e bastante instrutivo (bastante longo, é verdade - foram 3 horas de muita informação, com apenas uma pausa de 10 minutinhos, mas tudo bem!), ajudou muito a esclarecer alguns mitos que ficavam rondando minha cabeça de "mãe de primeira viagem".


Uma delas era quanto à preparação dos seios para a amamentação. Ja ouvi muitas coisas contraditórias: Algumas pessoas me disseram que eu deveria usar uma esponjinha durante o banho pra ir "calejando" os seios e assim eles não ficarem tão sensíveis na hora de amamentar. E que também não deveria passar nenhuma loção ou óleo, pois o ideal é que ficasse mesmo bem seco e resistente.


Mas no curso ouvi justamente o contrário: A médica nos disse que não deveríamos usar sabão em barra, pois resseca demais os mamilos, optando então por sabão líquido, de preferência infantil, que não contém sal ou alcool.
E que todo tipo de hidratação é bem vinda, pois o ideal é que a pele esteja bem hidratada e, portanto, elástica para receber o seu bebê.

Mas que devemos ter o cuidado de usar loções hidratantes somente antes do bebê nascer.

Após o nascimento devemos usar somente um creme à base de lanolina, pois é hipoalergênico e impede o crescimento de bactérias (aliás, algumas semanas antes do parto você ja pode iniciar este tratamento, assim fica bem preparada quando a amamentação for iniciada).

Porém aqui nos Estados Unidos a única pomada aprovada pela Liga Internacional de amamentação, a La Leche League,  é a Lansinoh. Não sei se existe no Brasil, mas dizem que é maravilhosa!!!


A outra questão interessante é identificar o seu "tipo de mamilo". Podem existir tres possibilidades, que podem ser verificadas quando voce coloca o bico do seio entre os dedos indicador e polegar e faz uma leve pressao, apertando-o com delicadeza:

Voce poderá perceber que seu mamilo tem o bico naturalmente saliente, que sobressai ao restante do seio;

Ou ter o bico "flat", que quer dizer reto, isto é, quando ao apertar o bico não fica saliente, "para fora do seio";

Ou podera ser um bico "invertido", quando voce pressiona, o bico "entra no seio" ao invés de saltar.


Nos dois últimos casos, o ideal é fazer algumas massagens delicadas como se estivesse "empurrando" levemente o bico para fora dos seios. Nos links que coloco abaixo voce poderá verificar algumas destas massagens.


Agora, pelo que percebi, uma das coisas mais importantes no processo de aprendizagem de amamentação é a maneira que o bebê posiciona a boca no seio.
Ele deve estar com a boca bem aberta para que não sugue somente o bico dos seios, mas que em sua boca esteja toda (ou grande parte) da auréola do seio, não causando assim dor à mamãe no momento da amamentação, pois quando o bebê sugar ele não apertará com a gengiva a parte mais sensível , que é justamente o bico. E assim o leite fluirá com mais facilidade e intensidade ao bebê.

Caso o bebê esteja com a boca posicionada de forma errada, o idela é colocar o dedo com delicadez na lateral da boca dele para que ele solte o seio e voce possa reposicioná-lo.


Bem, ainda tenho muito pra falar, mas vou deixar para o próximo post.


Alguns links bem interessantes sobre o assunto:


http://www.womenshealth.gov/breastfeeding/learning/

http://guiadobebe.uol.com.br/amamentacao/preparando_os_seios_para_amamentar.htm


http://breastfeeding.hypermart.net/invertednipples.html


http://brasil.babycenter.com/baby/amamentacao/preparacao/

http://www.llli.org/


Beijos a todos,

Bia&Baby Victor

3 comentários:

  1. q bom Bia q fez o curso...e a melhor coisa q vc fez...pq qdo damos ouvidos aos q os outros falam ficamos bem confusos..pq cada um tem uma opiniao diferente sobre o assunto...na minha primeira gravidez sofri demais c isso, pq dava ouvido aos outros e cada um dizia uma coisa, eu ficava louca...e qdo nao conseguia comecava a me culpar, achando q eu era incapaz....por isso q e bom participar destas aulas, dai vc aprende a forma certa...fique tranquila amiga sei q vc ira tirar de letra de como cuidar de seu filho, vc sera uma maezona....e vc ja esta quase chegando la falta poucas semanas...q Deus te abencoe grandemente...bjsss familia linda....

    ResponderExcluir
  2. Pois é, tem que prestar atenção em tudo mesmo pq ssa parte da amamentaçaõ requer muita atenção.
    Eu nao fiz preparo nenhum em meu seio e tambem nao hidratei. Graças a Deus nao tive nada porque sabia dessa parte de posicionar corretamente o bb. ainda bem... bjs

    ResponderExcluir
  3. E como tá esse meninão?
    Tudo tranquilo nessa barriguita?

    Achei teu post sobre a amamentação muito bom Bia. Tenho saudades de quando amamentava (no início não foi fácil, mas só falo sobre isso com vc depois que o Victor nascer), de olhar nos olhinhos da Bia, sentir a mãozinha no meu peito. Mas foi muito bom. Durou um ano, exatamente.

    E vai ser maravilhoso para vcs, também!
    Beijos
    Pri e Bia

    ResponderExcluir