quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Alimentação e nutrição na Gravidez


Encontrei uma matéria bem interessante sobre Nutrição na Gravidez que aborda um livro recém lançado do Ginecologista Flávio Garcia de Oliveira chamado Receitas para Grávidas.


Abaixo algumas informações interessantes na entrevista:


"Bebês bem nutridos no útero nascem com o peso significativamente mais elevado e são mais saudáveis.


Além disso, há evidências de que algum tipo de mecanismo de sobrevivência detecta quando o feto não está crescendo normalmente, o que pode acelerar o trabalho de parto.


Ou seja: um bom crescimento intra-uterino pode reduzir a probabilidade de parto prematuro. Vale lembrar também que crianças alimentadas de forma adequada ainda durante a gestação não só têm menos doenças, mas se recuperam com mais facilidade de muitos problemas.


O pré-natal é o período de crescimento mais rápido do nosso ciclo de vida. Por isso, uma alimentação de qualidade é o melhor caminho para que o bebê tenha uma infância e uma vida adulta cheias de saúde.


Em cada trimestre da gestação, há um nutriente fundamental para o bebê. Nos três primeiros meses, por exemplo, a necessidade maior é de ácido fólico e de outras vitaminas do complexo B. Durante essas semanas, 70% dos nutrientes fornecidos ao bebê contribuem para o crescimento cerebral e o desenvolvimento neurológico.


No segundo trimestre, deve-se consumir uma maior quantidade de fibras para evitar a constipação da mãe e ferro. Isso porque o volume de sangue aumenta 50% ou mais durante a gestação e, se o nível de ferro não corresponder a esse crescimento, pode ocorrer a anemia.


Por fim, no terceiro trimestre, o foco muda para o cálcio e os ácidos graxos poliinsaturados, como o ômega-3. O cálcio ajuda no desenvolvimento dos dentes e ossos do bebê, além de ser um importante elemento na prevenção da pré-eclâmpsia (doença caracterizada por hipertensão e inchaço que afeta a mãe durante a gravidez). Já o ômega-3 é essencial para o desenvolvimento da visão e do sistema neurológico infantil."

(Receitas para Grávidas - Flávio Garcia de Oliveira - editora Idéia & Ação, 184 págs., R$ 42)



Espero que a matéria seja útil pra todas as mamães! Estes cuidados representam nosso amor e cuidado com o filho, mesmo antes dele nascer!


Bjs,


Um comentário: