sexta-feira, 21 de junho de 2013

Acorda Brasil! Vem pra Rua!


Vem pra rua!

Nunca uma música tema de Copa do Mundo foi tão apropriada.
Vivemos um momento diferente no Brasil. Um momento que sempre sonhei ver e hoje acompanho de longe sem poder me envolver no meio do povo como gostaria.

Moro fora do Brasil ha alguns anos e meus dois filhos nasceram aqui nos Estados Unidos. E mesmo morando fora, mesmo que tenhamos dois americaninhos em casa, somos todos brasileiros. Sempre ensinaremos aos nossos filhos que, mesmo que não tenham nascido no Brasil, eles são brasileiros por direito e por origem. A origem de seus pais, avós, tios, primos. A origem de uma nação que precisa despertar, pra viver a dignidade que tanto merecem.

Confesso que não é facil defender o Brasil aqui fora diante das circunstâncias que vivemos hoje. A política é uma vergonha, precisamos urgentemente reverter o quadro, pois os setores básicos não conseguem atender à população que muitas vezes sofre como se estivesse acostumada, adormecida. Precisamos acordar.

Precisamos acordar e perceber que uma nação só se faz com educação. Que professores precisam ser valorizados. Que saúde é um direito publico e que segurança é prioridade num país que pretende ter o mínimo de ordem. A justiça tem que funcionar, as leis precisam ser feitas, discutidas e acima de tudo,  cumpridas. O Brasil precisa desse básico e claro,  isso depende de dinheiro tambem. Mas recursos nós temos. Pode ser que não tenhamos tanto assim, mas o suficiente para resolver parte dessa grande bagunça que vivenciamos diariamente. Porém este recurso precisa ser melhor administrado, precisa ser canalizado para as necessidades do país, promover desenvolvimento, infra-estrutura, gerar respeito, conforto, esperança. O Brasil precisa acordar.

Muitas vezes presenciei incríveis momentos de patriotismo no país que vivemos hoje. E não vou aqui  entrar no mérito da questão se é certo ou não apoiar ou se vangloriar de todos os  atos cometidos por sua nação, sem questioná-los. Mas a mais importante lição que aprendi com eles é que é legítimo acreditar no seu país. Essa lealdade, esse compromisso é uma promessa ao futuro. Nos faz fortes, nos faz coesos, nos proporciona ter uma só voz. É disso que o Brasil precisa e acredito que é isso o que esse movimento busca.

Os protestos são válidos e acredito neles, sim. Acredito que haja algo de muito legítimo no coração de cada cidadão brasileiro que está participando. E essa é uma luta que já devia ter começado a muito tempo. O Brasil está acordando. Assim espero. 

Tomara que essa luta seja bastante consciente, pois há tanto para se mudar que não podemos nos perder no meio dela, com propósitos dispersos, vandalismos e desnecessária violência. Mas luta é luta e alguma coisa sempre sai danificada.

Que não seja danificada mais uma vez a nossa coragem. E que a dignidade brasileira seja representada através dela, na busca e na conquista de um país mais digno para os nossos filhos, mas para nós também.  

Acorda, Brasil. Vem pra rua. Vai por nós.

Um comentário: